quarta-feira, 28 de março de 2012

O fator segurança em esportes de aventura.

Por Leandro do Carmo

No mês de março ocorreram dois acidentes fatais no esporte de aventura. Dia 10 de março, dois mergulhadores morreram ao mergulharem em uma pedreira desativada em Salto Pirapora, interior de São Paulo; dia 25 de março, uma jovem de 24 anos morreu, após sofrer uma queda de aproximadamente 20 metroa num salto de parapente da rampa da Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Não quero achar os culpados, mas sim, sinalizar aos esportistas sobre o cuidado com a segurança.

Esses tipos de esporte, em muitas vezes, não tolera o erro. Os procedimentos de segurança devem ser checados e seguidos, mesmo o participante tendo a maior experiência possível. O excesso de auto-confiança, a falta de atenção, o cansaço, etc., podem nos levar a não realizar algum procedimento extremamente importante, simplesmente porque estamos tão acostumados a fazê-lo e achamos que nunca faremos nada de errado.

Escalar, mergulhar, vôo livre e etc.,  não são como passear de bicicleta no calçadão da praia ou nadar na piscina do clube, o erro pode provocar sérias consequências, não só para você, mas para a pessoa que está junto contigo, pois ela, nem sempre tem experiência suficiente para perceber que um nó está errado ou é inadequado para a situção, que uma fivela não está devidamente presa, ou até mesmo que aquela sensação de euforia no mergulho, pode ser sintomas de narcose.

O fato é que mesmo que todos os procedimentos de segurança sejam tomados, há sempre o risco, eles nunca desaparecem. Porém, eles podem e devem ser minimizados. Tomadas todas as precauções e observados os limites do seu corpo, aí é só se divertir.

Outro fator que interfere diretamente na seguraça da prática do esporte são os limites do corpo. Eles não seguem uma regra. O estado físico, psicológico e até mesmo a alimentação, podem influenciar diretamente no desempenho e consequentemente na segurança no dia da prática do esporte. O cançaso, a desidratação, entre outros, podem influenciar no desempenho do esportista. Mesmo um atleta bem treinado, pode não ter um bom desempenho por não ter tido uma boa noite de sono ou ter se alimentado mau...

Já presenciei casos de mergulhador desmaiar em treinamento de apnéia, escalador literalmente travar no meio da via, mulher prendendo cabelo no freio oito na prática de rapel e equipamento cair de escaladores do alto da via. Se todos os procedimentos de segurança tivessem sido tomados, por mais simples que sejam, os casos citados não teriam acontecido. Felizmente, esses casos tiveram um final feliz, mas poderia ter sido diferente.

Um simples gesto de prender o cabelo na hora do rapel, usar capacete em escaladas, verificar a quantidade de ar no cilindro, a profundidade no mergulho, verificar as travas de segurança nos vôos de parapente, etc., pode salvar uma vida. 

Antes de se aventurar em qualquer atividade, siga alguns cuidados essenciais:
  • Certifique-se que esteja preparado para exercer aquela atividade;
  • Caso não esteja suficientemente preparado, veja se a pessoa que irá acompanhá-lo, tenha condições técnicas para tal;
  • Planeje sua aventura e não saia do programado;
  • Avise onde estará e com quem realizará a atividade;
  • Alimente-se bem, incluindo boa hidratação;
  • Cheque os equipamentos antes de sair de casa;
  • Verifique a previsão do tempo;
  • Respeite os limites de sua certificação, como profundidade nos casos de mergulho;
  • Ao se arrumar, cheque o seu equipamento e o de seu companheiro e vice-versa;
  • Cheque tudo novamente;
  • Caso seu companheiro não tenha experiência suficiente, tenha mais atenção na checagem;
  • Se já iniciou a atividade e teve que parar por algum motivo, no retorno, repita toda a checagem do equipamento;
  • Se for contratar apenas uma atividade como rafiting, vôo livre, rapel, etc., pesquise com antecedência se o instrutor ou empresa estão aptos a oferecer aquela atividade;
  • Aborte a atividade caso aconteça algo não programado, você com certeza poderá realizá-la em outra oportunidade.
É claro que o texto acima não esgota o assunto e não o limita como procedimentos padrões e nem tenho tal pretenção e capacidade técnica para isso. Minha inteção é só alertar, pois segurança nunca é demais. Afinal de contas, não vale a pena por em risco seu bem mais precioso: A VIDA.

Apreveite e faça as suas considerações sobre o assunto. Use o campo comentário abaixo. Sua opinião contribuirá muito.

Seja prudente e divirta-se!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Beleza! o recado básico é esse. Armando Schubach

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de acrescentar mais algumas informações.
    Galera da aventura,
    sabemos que para todo desempenho físico existe uma limitação, sendo assim, respeite sempre seus limites. O corpo fala, e exceder em exercício à beira da exaustão, principalmente em aventuras que necessitam de muito movimento, é brincar com a morte. Ao testar o seu máximo, no caso de uma apnéia, escalada esportiva, corrida de aventura entre outros o ideal é; estar sempre com auxílio de um profissional (principalmente registrado) ao lado, pois em fase de testes o erro se torna uma situação eminente. Por isso devemos treinar sempre! Mas sempre com auxilio de alguém experiente.
    Outro assunto que devemos abordar com muita seriedade é a manutenção e renovação dos equipamentos usados, todos sabemos que os equipos tem sua vida útil e a mesma deve ser respeitada, economizar em qualidade pode custar muito caro depois.
    Grande Abraço! Guilherme Belem- Personal Trainer - Consultor Esportivo Pitbullaventura. guilhermebelem@gmail.com

    ResponderExcluir

Comente aqui.