quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

1º Mutirão de Reflorestamento e Manejo do Capim Colonião – Bananal – Parque Estadual da Serra da Tiririca

Por Leandro do Carmo

Data: 18/01/2015

Nº de participantes: 12



Área de atuação:















Antes:















Depois:















Relato

Nem o sol forte espantou a galera...Há tempos que estava para marcar esse mutirão. O problema ali no Bananal é crônico: O capimcolonião cresce e dificulta a passagem até ao bloco principal do Campo Escola Helmut Heske. Queria aproveitar para iniciar o trabalho, mesmo estando com o forte calor, pois a cada dia quepassa o capim cresce mais...

Já havíamos combinado com o PESET o empréstimo das ferramentas e o apoio para a atividade. Na verdade, eu abri essa atividade, já prevendo pouca participação, como já falei, devido ao calor. Mas me surpreendi. A galera compareceu e com 12 participantes avançamos bem.Nosso ponto de encontro foi na subsede do Parque, em Itacoatiara, onde, já as 08:00 da manhã, foi difícil achar uma vaga para estacionar. O prenúncio de um dia de praia lotada!

Pegamos algumas ferramentas e três mudas com o Parque e começamos a subir, com cerca de 1 hora de atraso, até o NUPIF, onde fizemos uma foto da galera. Seguimos direto até ao Bananal e lá, já nos preparamos e organizamos nossa ação. Decidimos que, pelo menos, deixaríamos limpa a trilha de acesso ao bloco principal. E assim iniciamos os trabalhos debaixo de um sol escaldante...De vez em quando, olhava a água da enseada, coisa do tipo nordeste, nos esperando!!! Aproveitamos para recolocar a placa informativa do Parque e fechar um atalho que estava sendo aberto. Fizemos uma boa capina e aproveitamos para plantar 3 mudas.

Depois de algumas horas no sol forte não resisti e puxei a fila do mergulho... A água, além de clara, estavanuma temperatura muito agradável. Depois de tanto trabalho, ficamos ali durante algum tempo relaxando e recarregando as baterias...

É impressionante o que a natureza pode nos oferecer... Se pensarmos bem, retribuímos muito pouco por aquilo que ela nos oferece!Mais uma vez, missão cumprida!!! Valeu pessoal, esse foi o primeiro de muitos!!!

Plantando mudas

Olha a cor da água na enseada do Bananal...

Depois do trabalho feito

Alexandre com a mão na massa, ou melhor, na enxada!

Sem tempo para brincar!!!!!

Mais uma muda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.