segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Livros que ando lendo: Naufrágios e Comentários

Por Leandro do Carmo



Título: Naufrágios e Comentários
Autor: Álvar Núñez Cabeza de Vaca

Sinopse: Álvar Nuñez Cabeza de Vaca (1492-?) foi um dos mais intrépidos e incomuns conquistadores da história colonial da América. Ao naufragar na Flórida em 1527, caminhou, descalço e nu, 18 mil quilômetros até o México, onde chegou em 1537.
Em 1541, nomeado governador do Rio da Prata, Cabeza de Vaca aportou na ilha de Santa Catarina – onde viveu alguns meses – e dali partiu, também a pé, rumo a Assunção, Paraguai, onde chegou em 1542. Durante toda sua vida aventureira – na Flórida, no Texas, no México, no Brasil e no Paraguai –, lutou em favor dos povos indígenas. E pagou caro por isso: foi preso e enviado para o exílio. Em Naufrágios e comentários, Cabeza de Vaca narra suas fantásticas aventuras e desventuras bem como suas infrutíferas tentativas de impedir o genocídio perpetrado pelos brancos na América.

Comentário Pessoal: Percorrer caminhos desconhecidos, enfrentar frio, fome, doenças, ataques de índios, etc, por 10 anos!?!?!? E tem gente que acha que fazer uma travessia de 3 dias é coisa de outro mundo!!! rs. Acho que mais o mais legal do livro e da pessoa de Álvar Núñez Cabeza de Vaca foi a maneira como ele tratava os índios locais por onde passava. Se todos no passado tivessem feito dessa maneira, a história teria sido diferente. Recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.