terça-feira, 20 de maio de 2014

Pedra do Sino - 17/05/2014

ATM – PARNASO

Participantes: Leonardo Carmo, Stephanie Maia, Mariana Abunahman, Renata Garcia e Paulo Coelho.

A nossa expedição começou uma semana antes com os preparativos. A Stephanie e o Paulo nunca tinham feito o Sino. Com certeza rolou uma expectativa por parte deles e confesso que da minha parte também. Trocamos e-mails durante toda a semana. Foi bom que conseguimos alinhar todos os detalhes.

Stephanie, Mariana e eu, partimos para a expedição de carro. O Paulo foi de van com parte do pessoal do CNM e a Renata foi com o Collares e Eny no carro deles.

Na van estava mais um grupo formado por Leandro Carmo, Ary, Alessandra, Marcelo e Patricia rumo ao Mirante do Inferno.

Saímos de Niterói pontualmente como havíamos combinado. Quando chegamos em Tere, paramos para tomar uma café até porque fazer isso as 5:00 da manhã é difícil. Eu como a qualquer hora, tenho um apetite sinistro rsrsrs. Enquanto a gente saboreava um café com leite e pão com manteiga, a Renata já nos esperava no ponto de encontro, na Barragem, e o pessoal da van ia chegando.

Depois de todo mundo pronto, o nosso grupo, dominado por mulheres, deu início a expedição rumo ao Sino. Saímos às 8:20 hs.

Os primeiros metros da trilha têm muitas pedras e ali alguns joelhos começam a gritar por socorro. Já prevendo isso, pedi para a Renata puxar a fila, pois as minhas passadas são um pouco fora do padrão rsrsrsrs.  Dali em diante foi assim, ela puxando a fila e eu dando uma pressão na galera rsrsrs.

Chegamos ao Véu da Noiva às 9:05 onde fizemos nossa primeira parada para algumas fotos e abastecer de água e comer alguma coisa. A parada foi bem rápida, mas deu tempo de dar uma aliviada.
Sem perder muito tempo, começamos a subir novamente.  A partir dali, a trilha foi melhorando. As pedras foram diminuindo e o terreno ficando mais regular.

A Renata continuou seguida de Paulo, Mariana, Stephanie e eu. No meio do caminho o Paulo resolveu tentar derrubar uma árvore com a cabeça, momento tenso. Não sabia que ele tinha essa habilidade toda rsrsrs. Feita a revisão na testa, verificou-se que estava tudo bem. Continuamos a subir numa boa.

Depois de 45 minutos chegamos à Cachoeira do Papel. Passamos direto, pois todos estavam bem.

Às 10:57 chegamos ao Abrigo 3. Fomos até o mirante onde fizemos um lanche. Algumas fotos, mas o tempo estava fechando. Ficamos ali até as 11:11.

Continuamos a subida no mesmo esquema, mas dessa vez sem tentativa de derrubar árvores dando cabeçada.

Às 12:43 chegamos ao Abrigo 4 onde paramos para comer e dar uma descansada. Curiosamente o carinha do abrigo estava vendendo brigadeiro. A Renata não se conteve e partiu pra dentro do doce. Depois de uma boa e merecida pausa, partimos pro ataque ao cume. Chegamos lá às 13:13. Ficamos curtindo o visual coberto por nuvens e explorando a área por uns 50 minutos. Muitas fotos, etc...

Resolvemos descer e às 15:06 chegamos novamente ao Abrigo 4. Lá já estava o outro grupo que fez a Passagem da Neblina (Collares, Eny, Michael e Marcelo). Depois de mais uma pausa os dois grupos resolveram descer juntos.

Às 15:40 partimos para a descida. Continuei fechando a fila. Sem forçar muito, Mariana, Stephanie e eu descemos mais devagar. Quando foi às 16:41 chegamos ao Abrigo 3. Parte do grupo já estava esperando a gente.

A partir dali, todos já com lanternas na cabeça, continuamos. Novamente sem forçar muito, Mariana, Stephanie e eu descemos mais devagar. Uns 5 minutos depois a Mariana resolveu metabolizar a pimenta que tinha comido um dia antes e disparou, se juntando ao pelotão da frente. Fiquei então com a Stephanie. O tempo ia passando, a escuridão aumentando e a vontade de chegar também.

Depois de algumas derrapagens, bico no próprio pé e risadas, chegamos ao Véu da Noiva às 18:14, para alívio da Stephanie que nesse momento já achava que eu era maluco, pois toda hora eu falava que  já estava chegando. Foi minha tática rsrsrs.

O outro pelotão já estava lá descansando. Depois de uns minutinhos de descanso e reabastecimento de água resolvemos continuar.

Nesse momento o organismo da Mariana já tinha consumido toda a pimenta do dia anterior e ela então foi caminhando com a gente. As derrapagens e risadas foram aumentando, pois o terreno foi ficando irregular e elas já sabiam que estava chegando realmente. A Stephanie por algumas vezes tentou me jogar pra fora da trilha rsrsrs, mas consegui me safar. Depois de quase uma hora a Mariana avistou o portão da entrada da trilha. As duas numa euforia só nem lembraram de mim. O Guia não serve para esses momentos rsrsrsrsrs.

Finalizamos a trilha às 19:10.

Depois, nem lembro mais... sei que fomos pro carro para que a Mariana e Stephanie trocassem de roupa e o Paulo trocasse o tênis. Partimos para a confraternização na Casa do Montanhista. Ali, bebemos uma merecida gelada e um “suco de cana destilado”. Os grupos se juntaram para fotos, conversas, etc. Em seguida pegamos o carro e voltamos para casa. A Mariana ainda sob efeito do ar da montanha veio delirando. Ela só pensava em comer pimenta com pão.

A expedição correu super bem. Parabéns para todos que fizeram parte de um momento tão especial.


















Um comentário:

  1. Maneiríssimo. A Pedra do Sino é mágica, um lugar sensacional. Saudações BTBW.

    ResponderExcluir

Comente aqui.