segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Remada Charitas x Praça XV x Charitas

Por Leandro do Carmo

Remada: Charitas x Praça XV x Charitas  

Dia: 23/07/2022
Local: Niterói/Rio de Janeiro
Participantes: Leandro do Carmo  

Relato  

O dia amanheceu firme. Havia uma neblina forte. Não estava tão frio, inclusive a minha previsão era de que fosse fazer bastante calor depois que a neblina fosse embora. Cheguei cedo à praia de Charitas. Tirei o caiaque da vaga com dificuldade e levei para beira da água, onde arrumei os equipamentos. A água estava bem clara, apesar de toda a poluição da Baía de Guanabara.  

Saí remando sem rumo definido, não tinha um objetivo definido. Pensei em ir até a Boa Viagem, mas quando estava na altura do Morro do Morcego, olhei em direção ao Rio de Janeiro e resolvi ir até a Praça XV, uma vontade que tinha já fazia um tempo. Como não tenho companhia aqui em Niterói, tenho que de vez em quando tenho que remar sozinho. Nem sempre é tão ruim assim, mas confesso que prefiro companhia.  

Continuei a remada, já com o proa do caiaque no rumo da Ilha Fiscal. Nesse trecho, é difícil cruzar com alguém remando, apenas barcos de pesca ou a serviço da indústria naval carioca. Vi um enorme cargueiro se aproximando, Já na entrada da barra, Evitei avançar mais e diminuí o ritmo até ele passar. A impressão era de que ele estava longe, mas rapidamente ele passou na minha frente, cruzando o canal, até perto da Ponte Rio-Niterói. Continuei a remada. Alguns atobás passavam rente a água, calculando perfeitamente a distância para não tocá-la.  

Já próximo ao aeroporto, o barulho dos aviões aterrizando e decolando eram bem fortes. Fui paralelo ao aeroporto, até as boias de marcação na enseada da estação das barcas. Os aviões que decolavam, passavam bem pertos e podia ver os detalhes do trem de pouso. Um espetáculo. Mais a frente, perto de onde ficam alguns barcos de pesca, dei uma pequena parada para alongar e beber uma água. Foram poucos minutos, mas o suficiente para dar um gás para a remada de volta.  

Voltando, tentei fazer o mesmo caminho. Comecei a sentir um incômodo na altura da lombar e fui fazendo pequenas pausas para alongar, o que ajudou bastante a manter o ritmo da remada. Passei um pouco mais distante da Ilha da Boa Viagem e fiz uma parada na Praia do Morcego, onde descansei um pouco até retornar para a guarderia, ao lado da Estação das Barcas de Charitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.