quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Conquista na Pedra de Itaocaia: Via Moinho de Sonhos 7a VIIc E2 D3 350m

Por Leandro do Carmo

Seguem informações sobre mais uma conquista na Pedra de Itaocaia, via Moinho de Sonhos. Pra quem não conhece, a Pedra de Itaocaia está localizada em Itaipuaçu, Maricá. A face da via fica voltada para a Av. Carlos Mariguella.

Seguem as informações da via e acesso:

Linha da via Moinhos de Sonhos 7a VIIc E2 D3 350m

Via Paredão Moinho de Sonhos


Via Paredão Moinho de Sonhos



Croqui da Via Paredão Moinho de Sonhos



Croqui Paredão Moinho de Sonhos


Traçados no Wikiloc

Caminho completo (trilha, via e saída até o cume)

Apenas a trilha de acesso

Apenas a saída da via em direção ao cume

Obs: Faltam os últimos metros da saída da via até o cume, mas é fácil se localizar mesmo andando através do capim alto.

Dicas

Material recomendado: Corda de 60m, 12 costuras, sendo 3 bem longas para diminuir o arrasto na primeira enfiada.

Tempo de duração: Dependendo da velocidade da cordada é possível terminar em umas 6h, mas é recomendado chegar cedo.

Há sombra na parte da tarde.

Descrição do acesso:

O começo da trilha de acesso para a via é ao lado direito de uma loja de material de construção (Av. Carlos Marighella, 48 - Reserva Verde, Maricá - RJ, 24936-435 – Pé da Pedra Material de Construção), onde é possível estacionar. A trilha passa pelo terreno de uma casa em construção pelo lado direito até a parte aberta atrás da casa. No final desta parte mais aberta segue para a esquerda para atravessar uma descida de água ao lado de um boulder e segue na direção de algumas bananeiras a frente. Depois das primeiras bananeiras segue na direção da montanha caindo um pouco para a direita até encontrar novamente a descida de água, onde há um grande bloco no meio dela. Passa pela esquerda do bloco e vai subindo essa descida de água até chegar na parede. Depois segue margeando a parede para a  esquerda até chegar em uma parte mais aberta com um bambuzal. Contorna o bambuzal e continua perto da parede encontrando um caminho por dentro da vegetação. Passa por uma pequena subida até uma parte mais aberta. Nesta parte o começo da parede começa a ficar mais positivo formando um rampão. No final desse espaço mais aberto, onde a vegetação começa a fechar o caminho, verá as chapeletas da via começando onde a parede fica mais vertical após a subida do rampão.

Descrição da Via

A Via começa em um rampão de pedra de II, mas a parede logo fica vertical. Há um pequeno trecho de III até o começo de um veio de cristais. A partir daí a via continua com agarras variadas. Buracos, crocas, lacas pequenas e grandes, frisos, grandes batentes. Uma variedade grande de agarras solidas. Fazendo com que tenha que ler bem os lances, já que são muito diferentes dos lances de escalada mais comuns da região. Essa primeira enfiada é a mais bonita da via. Já vale a pena ir só para fazer essa enfiada. Essa linha foi um achado e torna a via uma das mais bonitas e interessantes de Niteroi/Maricá.

A segunda enfiada é uma diagonal forte para a direita caminhando sobre um extenso veio de cristais.

A terceira enfiada é a mais difícil da via, com grau sugerido em VIIc. São longos trechos em agarras bem pequenas até a parada que é sobre outro pequeno veio de cristais.

A quarta enfiada já começa tendo que vencer um teto com um pequeno trecho bem forte.

A quinta enfiada segue por agarras pequenas, porém a parede é mais positiva aqui, fazendo com que o lance fique mais fácil, em torno de V. A via termina em um ótimo platô de vegetação bem confortável.

A sexta enfiada segue em uma leve diagonal para a direita em trechos com grandes buracos, agarras e aderência. Após um trecho exigente de aderência a via fica bem mais positiva e fácil, continuando assim até o final. No final dessa enfiada é possível ver bem a grande contenção. A contenção é uma grande grade de aço bem alta (uns 8 metros), presa por grandes cabos de aço e grampos gigantes. Também há uma grande tela sobre parte. Uma construção bem interessante de se ver em uma escalada. Este é o último ponto que se recomenda descer por rapel  para não prejudicar a vegetação. A partir desse ponto buscar chegar até o cume e descer pela trilha principal da montanha.

A sétima enfiada segue pela esquerda contornando a tela da contenção e termina logo após um conjunto de bromélias.

A oitava enfiada segue em trechos simples de II até uma parada em grampo simples em uma parte já bem positiva.

A nona enfiada segue para a direita em direção a parte de trás da grande grade de contenção, passa entre o começo da grande e seus cabos de suporte, contorna um mar de bromélias pela direita subindo até chegar um um bloco. O último grampo da via está sobre esse bloco. Acima há um trecho extenso de capim alto, porém fácil de passar, até o cume.

Saída da via

Seguir pelo capim alto em direção ao cume, passando por algumas rochas

Fotos

Via Paredão Moinho de Sonhos
Base da Via

Via Paredão Moinho de Sonhos
Primeira enfiada

Via Paredão Moinho de Sonhos
Rampa da primeira enfiada















Via Paredão Moinho de Sonhos
Fotos da Conquista

Via Paredão Moinho de Sonhos
Fotos da Conquista

Via Paredão Moinho de Sonhos
Fotos da Conquista















Via Paredão Moinho de Sonhos
Fotos da conquista



Via Paredão Moinho de Sonhos
Face Sudoeste, onde a via está localizada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.