quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Conquista da Via Paredão Rosângela Gelly - 3º IV E2 D2 380m

Por Leandro do Carmo

Conquista da via Paredão Rosângela Gelly

Via Paredão Rosângela Gelly3º IV E2 D2 380m
Conquistadores:
Juratan Câmara, Hélida Rodrigues, Leandro do Carmo, Michel Cipolatti e Luis Avelar
Ano:
2021
Local:
Pedra de Itaocaia - Face Sudeste


Linha aproximada da via Paredão Rosângela Gelly (amarelo) com a Paredão Itaocaia (vermelho) à sua direita:


Dicas

A via é bem bonita e qualidade da rocha ajuda bastante. Boas agarras e lances variados. A via segue bem protegida e é possível rapelar de qualquer ponto da via com uma corda de 60 metros.

Descrição das cordadas:

A via começa tranquila e com lances mais fáceis. Agarras sólidas. Depois a via ganha um pouco mais de inclinação. Passa por uma sequencia de cristais e vem o primeiro crux, numa saída bonita de um buraco raso para a direita. Continua com lances bem bonitos e mais delicados. A partir da P4, a via perde inclinação e vai ficando mais fácil e um pouco mais suja. As proteções mais espaçadas. Já é possível ver de longe algumas proteções da Paredão Itaocaia. 

Bate sombra na parte da tarde.

Acesso


OBS: Por ser uma via recente que ainda não tem muita repetição, o traçado da trilha pode não estar muito bem definido, mas siga sempre paralelo a rocha.

Para acessar a via, deve-se entrar num terreno vazio, entre a loja de material de construção Pé da Pedra e uma loja de Colchões, onde há uma construção abandonada. Siga pelo lado direito dessa construção e vá andado. Depois que passar um bambuzal, deve-se cruzar uma talvegue em direção a umas bananeiras. Siga subindo em direção à pedra. Chegando nela, siga paralelo para a esquerda até encontrar a base da via.



Vídeo da 5º Investida


Relato por Juratan Câmara

Há algum tempo eu estava escalando com a Hélida Rodrigues, a quem conhecera recentemente. Ela escalava muito bem e como ama o esporte, pensava sempre em evoluir tecnicamente mais e mais. Foi aí que conversando com ela veio a ideia de fazermos uma conquista, pois não existe nada melhor para se evoluir nas escaladas. Conquistar tem toda uma técnica única, é desbravar o desconhecido, aumentar o controle emocional e desenvolver uma visão até antes normal. A leitura de um futuro lance pode levar a uma ótima conquista ou a uma daquelas que ninguém gosta de ir ou quando vai não volta mais. O conquistador não pode pensar em si, tem que lembrar que é mais uma via para o esporte, pelo menos é a minha visão. E foi com esse impulso que a Hélida conquistou os primeiros lances muito bem, com segurança e uma calma de veterana, cometeu pequenos erros normais a quem começa, mas ficou muito acima da média dos iniciantes...

Escolhemos uma linha mais limpa possível, inclinação razoável e com boas paradas. Neste dia, estava muito quente e descemos depois de algumas chapeletas fixadas na parede. Fiquei pensando depois que nome daria a via e em nossa segunda investida falei que gostaria de homenagear uma pessoa que sempre fez algo pelo esporte, Rosângela Gelly, talvez Hélida tivesse um outro nome, mas não fez resistência a minha proposta.

Depois de irmos duas vezes, convidei o Michel Cipolatti para nos ajudar, visto que já sabia o tamanho da parede que iríamos encarar. Ao mesmo tempo, chamamos o Leandro do Carmo e o Luiz Avellar, excelentes escaladores do Clube Niteroiense de Montanhismo. Na terceira investida, tivemos que abrir uma outra trilha, bem mais longa, vindo lá da direita, visto que o proprietário da casa por onde passávamos não mais permitiu nossa entrada, neste dia estava um calor absurdo e Cipolatti e Leandro abriram a caminhada cortando todo o mato pelo caminho, os dois ficaram tão cansados que não tiveram forças pra mais nada, eu fiquei pelo meio do caminho vendo Luís.

Ficamos um tempo sem voltar lá, porque o sol andava muito forte, quando retornamos dividimos o grupo, Cipolatti e Leandro subiram para conquistar, eu, Hélida e Luís fomos intermediando os lances longos. Nossa preocupação sempre foi deixar a via bem protegida, e assim fizemos. Cipolatti e Leandro voavam na pedra e avançaram bastante e quase terminaram a conquista.

Por fim Cipolatti e Leandro foram na última investida, colocaram as paradas duplas que faltavam, fizeram as anotações das distâncias dos lances e encerraram mais uma via linda, bem protegida, boas paradas, visual lindo. Comunicamos, oficialmente a homenageada que sua via estava concluída, uma justa homenagem a quem sempre trabalhou para o montanhismo, sempre deu palestras sobre riscos, fez lives, convidando várias pessoas nos mais diferentes assuntos ligados ao esporte e ainda é a autora do livro “Isto Não é Coisa de Menina”. Para quem gosta de uma boa via, aconselho que vá conhecer o paredão Rosângela Gelly

Relato por Leandro do Carmo

Sempre achei que aquela face da Pedra de Itaocaia tinha potencial de novas vias. Eu e o Ary já havíamos olhado, mas nunca houve oportunidade de irmos lá. Mas o destino fez com que começasse uma via ali. Já estava há um tempo conversando com o Juratan sobre conquistas, mas ainda não havíamos tido a oportunidade de conquistarmos uma via. Quando recebi o convite para poder continuar com ele e a Hélida, uma via na Pedra de Itaocaia, não pensei duas vezes. Além mim, o Luiz e o Michel também foram.

O Juratan e a Hélida já haviam ido lá duas vezes. Marcamos cedo a terceira investida e seguimos para Itaipuaçú. Chamamos o caseiro que nos autorizou a entrar. Enfrentamos um forte matagal até chegar à base da via. O calor estava forte. Dali, subimos o trecho que já estava protegido e seguimos mais para cima. O Michel conquistou os primeiros metros e acabei finalizando o dia com um lance bem bacana, acho que o mais difícil até ali. O calor estava forte e resolvemos ir embora, afinal de contas ainda tinha um mato pela frente... Na descida, o dono da casa apareceu e reclamou que estávamos indo lá várias vezes e dificultou a nossa entrada para as próximas investidas. Ainda precisaríamos de algumas.

Ao mesmo tempo em que estávamos nessa conquista, o Cauê Zago dava continuidade a uma via, mas o acesso era bem mais para frente. Aí, surgiu a ideia de acessarmos pelo mesmo caminho dele e seguir paralelo a rocha até chegarmos a base da via. E assim marcamos a quarta investida. Entramos ao lado de uma loja de material de construção, num terreno onde tem uma construção abandonada. Dali, seguimos até a rocha e passamos pela via do Cauê e continuamos paralelos a rocha, abrindo caminho e deixando preparado para futuras investidas. Ao longo caminho, pudemos observar diversas linhas e o grande potencial que a parede tem. Fomos metro a metro até, finalmente, que chegamos exaustos à base da via. O calor estava tão forte e estava tão cansado, que nem deu para pensar em conquistar. Mas pelo menos havíamos conseguido uma alternativa viável para acessar a base. Ao final, encontramos o Cauê Zago e o Alexandre Langer na padaria, onde paramos para tomar uma cerveja gelada e conversar um pouco sobre as conquistas.

Na quinta investida foi mais fácil. O caminho já estava pronto. Chegamos bem mais rápido a base da via e avançamos bem na conquista. A rocha era de boa qualidade e foi facilitando bem a subida. Se não me engano, ainda voltamos lá pelo menos umas duas vezes até que encontramos a via Paredão Itaocaia num trecho da rocha. Aí, tínhamos duas opções: ou parávamos ali, ou continuávamos mais para a esquerda. Como avaliamos que ficaria um mais do mesmo, optamos por encerrar a via ali mesmo. Já estávamos com aproximadamente 380 metros de via. Os melhores lances já haviam passado. Intermediamos alguns lances mais expostos e demos por encerrada a conquista. O Juratan havia sugerido homenagear a Rosângela Gelly, uma acertada decisão. E assim ficou batizada a via...


Fotos de algumas das diversas investidas

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia

Via Paredão Rosângela Gelly - Pedra de Itaocaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.