quarta-feira, 22 de junho de 2022

Ondas da Praia do Morcego - Jurujuba

Por Leandro do Carmo 

Ondas da Praia do Morcego


Dia: 17/04/2022
Local: Jurujuba – Praia do Morcego
Participantes: Leandro do Carmo


Relato  

Era domingo de Páscoa. Há pelo menos quatro dias que amanhecia chovendo. Com esse tempo, escalar estava descartado. Então, resolvi que tiraria um dia para dar uma remada. Acordei antes das seis da manhã na sexta e no sábado, mas com a chuva caindo, desanimei de sair. O impressionante era que ia dormir com uma noite estrelada, mas quando acordava, aquele tempo feio.  

Achando que mais cedo ou mais tarde o tempo desse uma trégua, acordei cedo novamente. Dia firme. Apenas chão molhado e algumas nuvens no céu. Tomei café da manhã, arrumei as coisas no carro e segui para a praia de Charitas. Eu costumo sair ao lado do Clube Naval, pois dá para ir de carro até a água e tem bastante lugar para estacionar, sem problemas, mesmo nos dias de sol e praia cheia.  

Arrumei as coisas e fui para a água. Passei pelos veleiros atracados na lateral do Clube Naval e quando olhei para a Ilha da Boa Viagem e vendo as ondas batendo nos costões, lembrei da ressaca que havia chegado na noite anterior. Como ali é bem abrigado, nem sinal de ondas. Nessa hora, lembrei logo das ondas na face norte do Morro do Morcego. Minha ideia inicial era sair no Naval e até a Fortaleza de Santa Cruz, seguindo para a Boa Viagem e voltar pelas praias das Flexas, Icaraí, São Francisco e Charitas.  

Assim que fui avistando a Praia do Morcego ao fundo, já conseguia ver as ondas. Algumas canoas havaianas seguiam bem ao fundo, também na direção do Morcego. Mas alguns minutos de remada e estava bem próximo das ondas. O dia estava bem agradável. Já tinha bastante gente dentro d’água e algumas fora também. Fiquei um pouco distante para poder entender as ondas e onde e com que frequência estavam quebrando.  

Impressionante como uma remada despretensiosa poderia se transformar num grande dia. A Vida vai te dando oportunidades e temos que estar preparados para aproveitar. Sempre tive vontade de dropar nessa onda e hoje estava ali, vendo-as quebrarem bem a minha frente. Estava como uma bolsa estanque dentro do pequeno cockpit do caiaque, quase não tendo espaço para as pernas. Isso me fez pensar como faria para pegar aquelas ondas.  

Revolvi ir até a praia do Morcego e deixar a bolsa lá. Assim teria um pouco mais de conforto. Aproveitei para fazer alguns vídeos e deixar registrado esse dia. Voltei para a água e remei em direção as ondas, me posicionando para pegar as menores. Meu medo era entrar água no caiaque e depois ficar difícil de sair ou remar até a praia, não estava com saia protetora. Mas as ondas menores já foram ótimas. Além de pegar as ondas, também deu para treinar as manobras rápidas, muito importante nessas horas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.