segunda-feira, 11 de maio de 2020

Série Abrigos do PARNASO - Abrigo nº 2

Por Leandro do Carmo

Série de Postagens sobre os antigos Abrigos do PARNASO.

Conheça também: Abrigo nº 1 / Abrigo nº 2 / Abrigo nº 3 / Abrigo n° 4

Abrigo Nº 2

O Abrigo N° 2 foi o abrigo mais completo e equipado dos abrigos de montanha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Recebeu hóspedes importantes, embaixadores e políticos que visitavam a Pedra do Sino nos primeiros anos do Parque. Segundo Sobral Pinto, era o queridinho dos Abrigos! Era bem aconchegante. Possuía até garçom!

Ao passar pela trilha da Pedra do Sino, é impossível imaginar que ali existia um abrigo desse porte. Foi abandonado e demolido nos aos 60, quando o parque enfrentou um período de decadência com escassez de recursos. Neste período foram perdidos os abrigos e várias residências funcionais.

O local de onde era localizado o Abrigo nº 2 fica aproximadamente a 10 minutos de caminhada após a Cachoeira do Véu da Noiva. Hoje já não resta mais nenhum vestígio, a não ser uns canos de ferro no leito da trilha, que servia para a captação de água.

O local do Abrigo nº 2 marca a entrada de trilhas importantes no PARNASO, como a Travessia da Neblina e o Nariz do Frade.


Fonte: Acervo do Sobral Pinto, Grupo do Facebook Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Fotos & Fatos de Terê








Da esquerda para a direita: Casa do vigia - Cocheira - Abrigo Principal - Depósito de ferramentas. Reproduzida em em duas folhas de uma revista da época, daí a emenda do lado esquerdo da imagem.






2 comentários:

  1. Muito bacana!!!! Da próxima vez que passar vou olhar com outros olhos.Alan Rangel

    ResponderExcluir
  2. It is awesome list.I wasn't aware of this feature of this article.Aventura Tutoring thanks!

    ResponderExcluir

Comente aqui.