domingo, 14 de julho de 2019

Pedra do Macaco - Maricá, RJ

Por Leonardo Carmo

Dia: 13/07/2019

Participantes: Leonardo Carmo e Carina Melazzi

A Pedra do Macaco fica localizada em São José do Imbassaí, Maricá, RJ. O acesso até a entrada da trilha é fácil, basta seguir pela Rua 1, numa grande curva ao lado de uma casa. Atualmente, existe uma placa indicando o começo da trilha e algumas placas em algumas ruas sinalizando o início.

A trilha é óbvia. Existem algumas saídas à esquerda logo no início, mas não levam a lugar algum. Infelizmente, o terreno está bem erodido. Já tá na hora de ser feito um manejo para diminuir o impacto e preservar o local.

Eu já tinha feito essa trilha algumas vezes, mas a Carina ainda não. Tinha falado que o grau de dificuldade, pelo menos pra gente, era zero, mas resolvemos fazer assim mesmo. O dia estava ensolarado e bem agradável. 

Entramos na trilha às 11h13 e caminhando bem tranquilos, chegamos no cume às 11h51. A maior parte do trajeto é bem abrigada do sol, só na reta final e no cume que é exposto. Quase saindo da vegetação coberta e entrando no descampado, nos deparamos com uma jararaca. Ela estava parada no meio do caminho e quando nos viu, rapidamente armou o bote. Mais um pouco eu tinha pisado nela. Depois de um "olho no olho", ela resolveu deixar a gente passar. Nos despedimos e cada um seguiu seu rumo 😃.

Ficamos no cume por alguns minutos. De lá é possível ver toda a extensão das praias de Maricá, Barra de Maricá e Itaipuaçu, o complexo lagunar de Maricá, além de parte de Cassorotiba. Em dias de boa visibilidade, dá até pra ver o Alto Mourão. Foi tempo suficiente para apreciarmos o visual, tirarmos umas fotos e decidirmos onde iríamos almoçar e depois darmos um mergulho. Afinal, dá pra ir à praia no inverno por aqui 😂.

Depois de uns 20 minutos de descida andando bem tranquilos, chegamos ao final. 

A partir daí, foi pegar o carro e seguir rumo à Barra de Maricá. Resolvemos pegar o caminho expresso que passa margeando a lagoa e restinga. O caminho é por estrada de terra. Chegando em Barra de Maricá, encontramos um restaurante chamado "Varandinha". Um lugar bem reservado, com uma comida gostosa e uma cerveja bem gelada.

Depois de alimentados, resolvemos dar um mergulho em Barra de Maricá mesmo, bem no final da restinga. O mar estava calmo e sem as tradicionais valas que se formam. A água estava cristalina e numa temperatura bem agradável. Depois de curtir a praia e pegar uns "jacarés", foi hora de voltar pra casa e fechar a relax missão do dia. 

Não foi uma missão nos Padrões PitBull Aventura em termos de exigência física e técnica, mas foi no exigente padrão de qualidade e satisfação.

Informações técnicas:

Orientação: fácil
Esforço: leve superior
Risco: moderado
Insolação: média
Distância: 1407m (ida e volta)
Desnível: 200 m

Não existe ponto de captação de água.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.