domingo, 23 de setembro de 2018

Escalada na Via Leila Diniz

Por Leandro do Carmo

Escalada na Via Leila Diniz

Local: Itaipu - Niterói
Data: 21/01/2018
Participantes: Leandro do Carmo e Vander Silva




Vídeo



Relato

Coincidentemente, estava de volta a via Leila Diniz, exatamente, 6 anos depois. A minha primeira e única investida nessa via, havia sido em 21 de janeiro de 2012. Nesse dia, havia escalado com o Guilherme Belém e meu irmão, Leonardo Carmo, sendo a primeira via dele. Mas hoje, meu parceiro foi o Vander Silva. Como o calor no sábado havia sido algo meio clima desértico, sugeri ao Vander que entrássemos bem cedo na via. Como ele topou, marcamos as 6:30 em Itaipu, assim não correríamos o risco de pegarmos esse calor. Como estávamos só eu e ele, com certeza, às 10 horas já deveríamos ter terminado a via.

Acordei bem cedo, ainda estava escuro. Me preparei e saí de casa. O tempo estava nublado e com cara que poderia chover. Mas com o tempo que fez ontem, não dava para acreditar... Assim que passei o túnel de Charitas, caíram uns pingos que marcaram o parabrisa, mas olhando para o alto, tinha certeza que essa chuva não iria para frente. Passei na casa do Vander e de lá seguimos para Itaipu. Chegamos e a praia estava vazia, também pudera, não era nem 7 da manhã. A movimentação ainda não havia começado. Somente o pessoal dos bares e os pescadores transitavam pela praia. Aquele clima agradável de colônia de pescadores logo se transformaria... Mas com certeza, nesse momento já estaria bem alto!

Escalada na via Leia Diniz, Morro das AndorinhasO Vander ficou preocupado com o tempo e eu falei para ele não se preocupar, não iria chover! Caminhamos pela areia e chegamos à base da via. Enquanto mostrava ao Vander os grampos, uma mulher que trabalhava num bar que fica ao lado da base, falou: “É por aqui mesmo que o pessoal sobe.” O local tá frequentado! Nos arrumamos no conforto das mesas e comecei a subir. Nessa primeira enfiada, é fácil ver as sequências dos grampos. O primeiro grampo ficou baixo, devido a um platô construído por um antigo bar, demolido há alguns anos atrás. Não adiantava costura-lo. Subi mais um pouco e protegi no segundo grampo. Dali, fui subindo. A via tinha muita areia. Tanta areia, que parecia calçada de casa em frente à praia. Mais alguns lances e estava na primeira parada. O Vander veio logo em seguida. O tempo estava bem agradável.

Dali segui para a segunda enfiada. Com certeza mais chata da via. Segue subindo até abaixo de um grande platô de vegetação e fazer uma diagonal para a direita entre em meio vegetação. Já não tinha mais contato visual com o Vander e a corda fazia um grande arrasto. Fui no limite da corda e parei num grampo, montando a parada. O Vander chegou logo em seguida. Já tínhamos feito quase a metade da via.

Dali toquei para a terceira enfiada e novamente haveria contato visual. A via sobe bem levemente para a direita e segue assim até a próxima parada.  Os grampos a partir daí ficam um pouco mais espaçados, mas nada que comprometa. A via vai seguindo com lances bem tranquilos. O visual vai ficando cada vez mais bonito. Já fazia tanto tempo que nem lembrava direito da via. Estava como se fosse a primeira vez... Na verdade, lembrava para onde eu tinha que ir, mas nada além de uma vaga lembrança. Como a via fica bem tranquila, não me preocupei muito. Havia olhado o croqui na base e na primeira parada, mas como não parei na indicação dele e ainda acabei pulando um grampo, abandonei-o definitivamente.

Escalada na via Leia Diniz, Morro das AndorinhasSubi mais alguns lances e parei antes de um grande platô de vegetação, que dá a impressão de que é o final da via, mas ela continua numa longa diagonal para a direita, até um diedro bem visível. O próximo grampo fica escondido entre umas bromélias e de onde eu estava não estava vendo. Quando estiquei o pescoço para o lado, foi que vi o grampo. Dei segurança para o Vander que veio logo em seguida.

Dali segui, segui para a penúltima enfiada da via. Fui subindo sem muita dificuldade e optei por parar logo abaixo de um lance mais vertical, meio estilo domínio. O Vander veio em seguida e pedi para ele montar a parada dois grampos abaixo, visto que eu poderia cair nesse lance e como estava num grampo, daria uma queda fator 2. Daria até para fazer num trecho mais fácil, mas optei pelo mais difícil... Passado o lance, segui até a parada dupla final, uns 10 metros de onde estava.

Já no final da via, arrumei os equipamentos e fomos tentar achar o caminho. Tinha bastante mato, tentei por um lado e nada. Voltei e aí sim conseguir achar a trilha. Ela estava quase na direção dos últimos grampos. Pegamos a trilha de volta e rapidamente chegamos ao estacionamento. Era por volta de 10:30 da manhã... Dentro do esperado. Além do tempo de escalada, acertamos na previsão do clima. Dia extremamente agradável, sem chuva. Missão cumprida.

Vídeo




Fotos


Escalada na via Leia Diniz, Morro das Andorinhas

Escalada na via Leia Diniz, Morro das Andorinhas

Escalada na via Leia Diniz, Morro das Andorinhas

Escalada na via Leia Diniz, Morro das Andorinhas

Escalada na via Leia Diniz, Morro das Andorinhas

Escalada na via Leia Diniz, Morro das Andorinhas

2 comentários:

Comente aqui.