quarta-feira, 11 de maio de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Décimo quinto dia, a derradeira no Espraiado

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá

Serra da Chuva 

Data: 13/12/2015
Participantes: Leandro do Carmo e Tauan Nunes


Para fechar o mapeamento da região do Espraiado (naquilo que a gente havia proposto, pois existe ainda muito mais caminhos a percorrer) voltamos ao Espraiado para fazermos a Serra da Chuva. Tinha algumas informações do local, mas ainda não havia ido até lá.

Seguimos até a entrada da trilha, onde estacionamos o carro. Seguimos subindo por um caminho que na verdade é uma antiga e precária estradinha, muito mal conservada, em um braço da Serra da Chuva. Fomos caminhando pela cumeeira até que começamos a ir em direção a Serra da Chuva, propriamente dita.

O caminho é bem exposto ao sol, o que nos fez fazer algumas paradas nas poucas sombras que achávamos pelo caminho. Seguimos assim até o ponto onde passamos quando fizemos a Travessia Silvado x Espraiado, em nossa primeira ida à Maricá. Dali, viramos à esquerda e seguimos pela cumeeira da Serra até o ponto que víamos bem a frente.

A vista para o Vale do Silvado era fantástica. O dia estava claro e dava para ver até as montanhas da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para a Pedra da Gávea. Já no final, aproveitamos para fazer um lanche e descansar um pouco, pois ninguém é de ferro...

Na volta optamos por fazer outro caminho e mapear mais uma trilha. Esse caminho passa por um córrego, umas belas ruínas de um muro de pedra e termina bem ao lado da Cachoeira da Represa do Espraiado. Aproveitamos para almoçar uma Costela com Batata... Fechamos o dia com chave de outro!

Missão cumprida no Espraiado. Qual será a próxima???


Vista do Vale do Espraiado abaixo

Pedra do Silvado vista de um ponto da trilha

Subida, quase no cume

Cume ao fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.