sexta-feira, 8 de abril de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Décimo dia, mais uma no Espraiado

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá


Travessia Espraiado x Rampa de Voo de Sampaio Correia

Data: 17/11/2015
Participantes: Leandro do Carmo, Cris Anderson e Luciano Gomes

Duas semanas de espera para poder voltar ao Espraiado. Um lugar fantástico!Nossa ideia era ir até a Rampa de Voo de Sampaio Correia. Era um dia nublado, mas o calor estava grande. Encontramos o Luciano na entrada de Maricá e seguimos para o Espraiado. Já na Cachoeira da represa do Espraiado, iniciamos nossa caminhada.

Subimos o trecho inicial da Travessia Espraiado x Tomascar e seguimos para o mirante do Alto Espraiado. Lá, encontramos com dois grandes grupos: um de motociclistas e outro, de caminhantes. Uma pequena pausa para um descanso e seguimos subindo. Seguimos um bom pedaço pela linha que divide os municípios de Tanguá e Maricá, até que pegamos uma subida forte em direção ao Pico da Divisa, ponto da divisa dos três municípios: Maricá, Tanguá e Saquarema.

Seguimos pela cumeeira da Serra Redonda até chegar até chegar ao ponto onde conseguíamos ver a rampa bem ao fundo. A partir desse ponto, segui sozinho. A estrada de terra que dá acesso a rampa de voo de Sampaio Correa estava bem ao fundo. Segui descendo e rapidamente estava nela. Na verdade existem outras rampas, porém essa é a mais alta. A vista desse ponto é bem diferente. Dá para ver a lagoa de Saquarema bem ao fundo parte da região serrana do estado. O local estava vazio, talvez pelas condições do tempo. Bati algumas fotos.

Já era hora de voltar, afinal de contas, teríamos todo o caminho que fizemos pela frente. Na volta ainda paramos em alguns mirantes. Optamos por descer por um caminho diferente para explorar o local. Paramos em uma grande cachoeira. Havia pouca água devido a seca dos últimos meses, mas foi o suficiente para nos refrescar.

Dali seguimos até o ponto onde deixamos o carro estacionado.


Foram 21 km percorridos nesse dia! Mas quem disse que estamos reclamando? Que venham mais!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.