quarta-feira, 6 de abril de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Nono dia, mapeando o Espraiado

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá

Travessia Espraiado x Tomascar

Local: Maricá
Data: 31/10/2015

A última trilha mapeada foi a do Alto Mourão, em 10/10/2015, já estava mais que na hora de voltarmos a atividade! Aproveitamos que atividade do final de semana, no Parque Nacional de Itatiaia, foi cancelada, aproveitamos para convidar a galera para fazer a clássica Travessia Espraiado x Tomascar. E a galera compareceu! Estávamos em quase 15 pessoas.

O calor estava forte, mas como tem bastante água pelo caminho, não foi o problema. Nos encontramos na Cachoeira da Represa do Espraiado e de lá seguimos pelo belo caminho. Optamos por um caminho alternativo na ida, assim teríamos outras trilhas mapeadas. Fomos até o alto do Espraiado, na divisa entre Maricá e Tanguá.

Seguimos descendo em direção a Tomascar e cruzamos uma das nascentes do rio Tanguá, onde demos uma pausa para nos refrescar. Daí em diante, estávamos caminhando em uma estradinha de terra bem tranquila. O caminho é bem bonito e passamos por várias plantações de laranja. Seguimos sempre escutando o barulho do rio.

Já em Tomascar, fomos direto para a cachoeira. Ficamos ali durante um bom tempo até que alguns foram almoçar. Fomos até um bom restaurante com comida a lenha e feito em panela de barro. Alguns almoçaram. Com as baterias recarregadas, pegamos o caminho de volta.

Na volta, fizemos nossa parada no último córrego, bem antes da subida final. Com o calor que estava fazendo, não tinha coisa melhor. Seguimos subindo e calor cobrou seu preço. Fomos indo pelas pequenas sombras das árvores à margem do caminho. Depois veio só descida... Até chegar novamente a Cachoeira da Represa do Espraiado.


Vamos voltar quando ao Espraiado?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.