sábado, 5 de março de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Quarto dia no PARNIT, desbravando o desconhecido...

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá

Trilha das Ruínas e Ilha do Pontal


Data: 06/09/2015
Participantes: Leandro do Carmo e Marcos Lima


Esse era o primeiro grande desafio do projeto. Iria entrar numa trilha que nem sabíamos realmente onde era seu início e o seu traçado. Mas tínhamos que ir... Nesse dia, estávamos só eu e o Marcos Lima e sabia que onde a trilha iniciava e o que tinha ao final. Mas o que havia entre esses dois pontos, só alguns poucos relatos sem muitos detalhes. Mas seguimos.

Marcamos na AABB Piratininga e seguimos até que começamos pelo caminho que achávamos que era... Na verdade, na volta consegui achar o caminho certo, mas aí já era a volta... Passamos por alguns trechos bem fechados até que encontramos a trilha definida, bom, só um pequeno trecho, pois novamente, só fomos acertar na volta...

Seguimos por um belo caminho entre a densa floresta até que encontramos uma plataforma de caça. Estávamos sempre seguindo o leito seco de um córrego, hora pela sua direita, hora pela esquerda e hora até por dentro dele. Mais acima estávamos em um caminho com tantas jaqueiras que poderíamos chama-lo de Vale das Jaqueiras. Mais acima, vimos uma saída à direita, que provavelmente seria a ligação até o Morro da Viração. Mas essa ficará para a próxima... A verdade é que caminhávamos como se tivéssemos a centenas de quilômetros de Niterói, visto a tranquilidade do local.

Seguimos para a direita até chegarmos a um belo mirante para Região Oceânica. A partir dali, a trilha fechou um pouco, mas ainda nada das ruínas. Seguimos subindo até que chegamos ao nosso objetivo: as belas ruínas. Não encontramos dados que pudessem identificar a origem dessas ruínas, bem como a sua data e objetivo da construção.

Ainda ficamos algum tempo explorando o local, tentando achar uma ligação até o Jardim Imbuí, sem sucesso. Voltamos pela trilha até que chegamos novamente no Cafubá. Aproveitamos ainda para dar um pulo na Ilha do Pontal. Uma caminhada curta, porém de extrema beleza. Tirando a poluição da Lagoa de Piratininga, o local é fantástico. Mas já era hora de volta... Tudo com o tempo contado!!!!


Vamos para a próxima????

Vista do final da Trilha das Ruínas

Mirante na trilha das Ruínas

As Ruínas de uma Atalaia

No Vale das Jaqueiras

Atravessando o bambuzal

A frágil ponto para a Ilha do Pontal

Vista da Ilha do Pontal

Belos arbustos na Ilha do Pontal

Mais uma vista da Ilha do Pontal



4 comentários:

Comente aqui.