domingo, 21 de fevereiro de 2016

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá: Segundo dia, mais 4 trilhas no PARNIT

Por Leandro do Carmo

Guia de Trilhas de Niterói e Maricá

Circular da Rampa, Circular do Platô das Bikes, Circular das Jaqueiras e Eucaliptos

Data: 16/08/2015
Participantes: Leandro do Carmo, Alex Figueiredo, Andréa Rezende, Annelise Vianna, Clever Felix, Michael Patrick e Taffarel Ramos

Segundo dia... Foram preciso alguns ajustes na maneira de como coletávamos os dados. Mas nada que mudasse radicalmente os trabalhos. Era natural num projeto como esse. Havíamos montado um cronograma, mas a quantidade de trilhas no local nos fez deixa-lo de lado e começamos a pensar na hora que faríamos.

Nesse dia, iniciamos pela Trilha Circular do Platô das Bikes. Descemos na rua anterior ao Posto da Guarda Ambiental Municipal e seguimos no belo caminho. Subimos até o grande platô e seguimos descendo até estar novamente na estrada. Voltamos pelo mesmo local e entramos por um outro caminho, onde passamos por duas grandes jaqueiras à margem da trilha. Não encontramos nome para essa trilha, e como referência das grandes jaqueiras, identificamo-la como Trilha das Jaqueiras.

Fomos fotografando tudo para não perder os detalhes. Nesses dois caminhos, notamos duas saídas que serão repetidas na próxima ida ao Parque da Cidade. É por conta disso que o cronograma inicial não foi seguido. Não dava para não entrar nesses “caminhos”, assim acabávamos levando mais tempo que pensado, porém, teríamos um trabalho com um resultado mais amplo e completo.

Como eram trilhas circulares, estávamos novamente no ponto de partida. Voltamos até o Posto da Guarda Ambiental e seguimos para a Trilha do Bosque dos Eucaliptos. Começamos a subida e particularmente achei fantástico o cenário. Difícil até de descrever... Seguimos subindo até as históricas ruínas da Atalaia Portuguesa e entramos na Trilha Circular da Rampa, mas antes fizemos uma pausa para apreciar a bela paisagem que o Parque da Cidade nos proporciona.

Seguimos na trilha. Caminhamos na cumeeira com alguns pontos de surpreendente visão entre as árvores: de um lado a Região Oceânica e do outro, a Enseada de Charitas. Passamos por vários caminhos que serão percorridos nas próximas investidas, já deixando uma prévia do que viria pela frente...


De volta a início de tudo, tomamos um saboroso caldo de cana, afinal de contas o calor estava forte! 

Quando será a próxima mesmo?????

Indo em direção ao Platô das Bikes

Primeira bifurcação da trilha das Jaqueiras

Anotações importantes

Acesso à diversas trilhas

Visual da Circular da Rampa

PESET visto da Circular da Rampa

Final da linha!

Ruínas

Vista da Trilha do Bosque dos Eucaliptos

Grandes Eucaliptos



5 comentários:

  1. Como posso participar dessas trilhas? Quando terá outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca, você pode acompanhar nossa programação em www.niteroiense.org.br

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Gostaria de conhecer o grupo, não escalo, mas faço trekking.
    Tem algum encontro, reunião...?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de conhecer o grupo, não escalo, mas faço trekking.
    Tem algum encontro, reunião...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Magno, o próximo encontro do Clube Niteroiense será no dia 03/03, quinta feira, na AABB São Francisco, a partir das 19:30. Apareça por lá!

      Excluir

Comente aqui.