domingo, 18 de outubro de 2015

Parque Natural Municipal de Teresópolis

Por Leonardo Carmo

Visitinha rápida ao Parque Natural Municipal de Teresópolis. Lugar muito maneiro. Lá da Pedra da Tartaruga da pra ver vários cumes, inclusive Três Picos. Passeio rápido porém bacana.

Participante: Leonardo Carmo e Monique Zajdenwerg

Data: 12/06/2015


O Parque Natural Municipal de Teresópolis era um lugar que eu tinha vontade de conhecer. Lá têm vários pontos bacanas. Os que eu já tinha ouvido falar eram a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Camelo.

A Pedra da Tartaruga é famosa por ser usada em cursos de escaladas para treinar chaminé, rapel, etc.


Em um dia de tarde, eu parti para o Parque. Tive a companhia da Monique Zajdenwerg, Montanhista e moradora de Teresópolis.


O Parque tem boas marcações e se perder por lá é muito difícil. Uma coisa que eu achei interessante é a presença de várias torneiras na trilha para a Pedra da Tartaruga, que por incrível que pareça, saem água potável de ótima qualidade. A água vem de uma nascente da Pedra do Camelo. Na área da Pedra da Tartaruga também tem uma parte destinada ao camping. O Parque conta com uma boa estrutura de banheiros.

Lá é uma ótima opção para quem quer fazer um passeio mais tranquilo e observar vários cumes clássicos como Três Picos.

A administração do Parque atualmente possui três núcleos.

1 - Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Salaco.

2 - Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.

3 - Ponte Nova não é aberto à visitação. É a área mais preservada do parque, com remanescentes florestais em estágio avançado de preservação, com pouca ação antrópica e atividade econômica no entorno onde predomina a agricultura orgânica.

A entrada é gratuita. A visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234 / parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.