sábado, 8 de agosto de 2015

Trilha da Cabeça de Dragão - Parque Estadual dos Três Picos

Por Leandro do Carmo

Trilha da Cabeça de Dragão - Parque Estadual dos Três Picos

Local: Três Picos
Data: 10/11/2015
Participantes: Leandro do Carmo, Tauan Maia, Harry Vinagre, Annelise Gramacho e Andréa Vivas


A Cabeça de Dragão está localizada no Parque Estadual dos Três Picos, no Vale dos Deuses, e seu cume está a 2.075 metros acima do nível do mar.


Mapa do início da trilha, partindo do Ceasa de Nova Friburgo:



Desse ponto até ao Mascarim, nem todos os carros conseguem chegar. Se tiver chovendo, aí complica mais ainda. Porém existem alguns lugares no entorno da estrada que há possibilidade de estacionar. Existe a possibilidade de estacionar na sub sede do parque e seguir a pé.

A trilha

Partindo do Abrigo Três Picos (Mascarim), cruzar a porteira que tem uma placa do parque e seguir numa estradinha, cruzará mais uma porteira e terá um curral a sua direita. Mais a frente verá uma gigantesca Araucária e uma placa indicando as trilhas do local. Seguir reto subindo pelo pasto. Mais acima passará por outra porteira e seguirá novamente por uma estradinha. Acima cruzará mais uma porteira e mais a frente encontrará o Núcleo de Montanha do PETP, siga reto. Alguns metros depois, pegar uma descida para a esquerda, cruzará imediatamente uma ponte de madeira e estará no acampamento do Vale dos Deuses. Cruzar o gramado e ao lado direto da casinha, tem um portão. Deve-se cruzá-lo e virar a esquerda, seguindo a trilha, muito bem definida e sem bifurcações durante todo o percurso. No começo seguirá por mata fechada, cruzando um pequeno córrego e bem mais acima ficará mais aberto.  Seguirá por algumas lajes de pedra e cruzará uma parte com tufos de capim. Seguirá reto e virará sentido norte e depois noroeste, até começar a subir pela crista, seguindo nela até o cume.


Relato

Havíamos chegado ao Refúgio Três Picos, de propriedade do Zezinho, na sexta feira, por volta das 12:00. Deixamos as coisas lá e já partimos para o ataque. Seguimos de carro até onde dava. O carro estava cheio, com cinco dentro e pegar o trecho final, ficaria complicado.  Durante a subida já avistávamos de longe os Três Picos, formação rochosa que dá nome ao Parque. Uma das visões mais impressionantes e belas da região, quiçá do Brasil... O dia estava perfeito: Sol e sem nuvens. Garantia de um espetáculo lá do alto. Estacionamos o carro próximo a uma porteira e seguimos subindo pela estrada que leva ao Abrigo do Mascarim, algo em torno de 30 minutos. Cruzamos uma porteira que tem um aviso do Parque e seguimos ainda por uma estradinha.

Mais acima chegamos a outra porteira, onde tem algumas gigantescas Araucárias e um curral, a nossa direita. Mais a frente, existe uma placa rústica da indicação das trilhas da região. Seguimos subindo reto pelo discreto caminho marcado no pasto, até que cruzamos novamente outra porteira e pegamos uma antiga estradinha. A partir desse ponto, caminhamos na floresta, sem muita referência visual. Seguimos a leve subida e chegamos a última porteira. Cruzamo-la e passamos pelo Núcleo de Montanha do PETP. Nesse ponto, há uma saída à direita que chegará ao mesmo local, mas preferimos seguir reto na bem definida trilha.

Alguns metros adiante, pegamos uma saída a direita, onde há uma pequena ponte de madeira e que dá acesso à área de acampamento do Vale dos Deuses. Um grande gramado com uma construção onde tem banheiros e um fogão a lenha, servindo de base para quem vai escalar ou apenas curtir as trilhas da região. Passamos pelo portão que fica à direta da casa e dobramos à esquerda, logo após uma placa indicando “Cabeça de Dragão”. A trilha a partir desse ponto, voltou a estar por entre as árvores, seguindo muito bem definida. Cruzamos um minguado córrego e continuamos subindo. Aos poucos a densa floresta foi dando lugar a uma vegetação mais rala, até que estávamos novamente expostos ao sol. A visão ficava cada vez mais perfeita. O visual do Capacete e do Pico Maior tomava a atenção de todos. A caixinha de fósforo ao fundo, não ficava pra atrás...

Cruzamos alguns lajeados e mais a frente, alguns tufos de capim, até que começamos a subir pela crista, em direção ao cume. Nesse ponto já podíamos ver o nosso destino. O vento começava a ficar cada vez mais forte, afinal de contas, também estávamos mais alto. Mais um pouco de subida e estávamos no cume do Cabeça de Dragão. Aproveitamos para lanchar e é claro bater fotos. Uma grande nuvem cobriu o sol e com a ajuda do vento, fez a temperatura cair rapidamente. Era hora de voltar a andar. Começamos a nossa jornada de retorno, mas agora, com a sensação de dever cumprido!

Ainda paramos e recolhemos alguns lixos que foram deixados na área de camping e seguimos caminhando de volta até ao carro. Chegamos antes do entardecer no Refúgio e tomamos um banho refrescante e nos preparamos para um delicioso spaghetti .

Fomos dormir, pois o dia seguinte prometia...


Até a próxima!

Caixinha de Fósforo

Pico Maior e Capacete

Pico do Caledônia ao fundo

Visual do cume

Reunidos no cume



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.