segunda-feira, 3 de agosto de 2015

BTBW na Estrada - Projeto Nordeste - Sergipe

Por Sandro Damásio



Sergipe é o menor estado do Brasil em território (apenas 21,9 mil Km2), mas um estado cheio de história e com praias paradisíacas como Atalaia, Náufragos e Aruana. Constituída em 1534, a Capitania da Baía de Todos os Santos incluía, além das terras baianas, a Capitania de Sergipe del-Rey, cuja sede era Arraial de São Cristovão. Em 1820 a Capitania de Sergipe del-Rey emancipou-se da Bahia, tornando-se província em 1824 e, mais tarde, no Estado de Sergipe (1889).

A origem do nome Sergipe vem do Tupi e significa: "no rio dos Siris" em alusão ao Rio Sergipe. O estado é conhecido pelas sua história, ótima localização (litoral, no bloco mais oriental do Brasil), praias paradisíacas e pela sua bela capital Aracaju, considerada pela ONU a cidade com o maior IDH (0,77) e menor desigualdade da região nordeste. As montanhas são poucas, sendo 85% do território do estado abaixo da cota 300m. O ponto mais alto é a Serra Negra (742m), na divisa com a Bahia. Apesar de seu clima ameno (temperatura média em torno de 27 °C) é um estado muito afetado pelo rigor da seca nordestina. Um importante ponto turístico do estado é a cidade de São Cristovão, primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do país.Quem nasce no estado é conhecido como sergipano e, em sua capital, como aracajuano ou aracajuense.

Em 1942 o estado foi palco de um importante evento da Segunda Guerra Mundial. Na foz do rio Real, hoje conhecida como Praia dos Náufragos, o submarino alemão U-507, teria afundado vários navios mercantes brasileiros, vitimando mais de 650 pessoas, ocasionando, dias depois, a declaração de guerra contra os países do Eixo. A intolerância não prevaleceu sobre o sossego, aconchego e a beleza do lugar, ficando, na memória do povo, a lembrança daqueles que por ali passavam e por ali ficaram.

Terra de Tobias Barreto, Sergipe é um patrimônio histórico e um belo estado brasileiro. 

Durante a realização do Projeto Nordeste serão rodados cerca de 460km no estado de Sergipe. Além da Capital Aracaju, estão no trajeto do projeto a cidade de São Cristovão e demais cidades litorâneas.
É isso. BTBW na Estrada. Vamos fazer vento???
Born To Be Wild
Fotos: acervo próprio e internet. Quer contribuir? Mande fotos do seu estado para btbw@btbw.com.br

Visite e curta!!!

Apoio: BTBW -Vejo Você nas Montanhas

PitbulAventura












Um comentário:

Comente aqui.