sábado, 9 de agosto de 2014

Escalada na Via Paredão Aline Garcia

Por Leandro do Carmo

Via Paredão Aline Garcia –  3º IV E2 D2 245m  (croqui)
Local: Córrego dos Colibris / Parque Estadual da Serra da Tiririca
Data: 18/06/2014

Participantes: Leandro do Carmo e Stephanie Maia

Dicas: Para acessar a base da via, seguir a trilha do Córrego dos Colibris, quando chegar a uma cisterna de cimento, seguir para a direita, depois virar para a esquerda. Seguir reto até uma grande árvore a sua esquerda, continuará um pouco e depois cruzará uma grande raiz de árvore, seguindo para direita, passará por um sistema de captação de água antigo e seguirá subindo para a esquerda até a base. O começo é o mesmo da Chuva de Guias, muito fácil, um costão, até o segundo grampo. A via é  bem tranquila e constante. Seguindo assim até o final, onde dá para ver a última parada da Chuva de Guias. Rapel obrigatório pela própria via.

Mais uma via feita nos Colibris, faltando apenas duas para concluir o projeto da Stephanie...

Marcamos de escalar na parte da tarde, de manhã estava complicado, tinha algumas coisas para fazer. Não é o que gosto, mas foi o que deu! Eu já havia feito uma parte dela no CBE do Niteroiense no final de semana anterior. Já sabia com era o caminho. O que era fácil, ficou mais fácil ainda!

Chegamos à base e como de costume fomos recebidos pelos mosquitos. Comecei a me arrumar num pequeno degrau já no costão, assim fiquei livre de alguns deles, deixando todos os outros com a Stephanie!!! (Foi mal!!! kkkkkkk). A previsão era de chuva para a tarde, mas o tempo não estava tão ruim assim e se chovesse, seria bem para o final do dia. Depois de pronto, comecei a subir esse fácil costão, que é o mesmo da Paredão Chuva de Guias. Parei no 3º grampo, por sinal, muito mal batido e a Stephanie veio logo em seguida. Assim que ela chegou, já segui novamente. Não queria perder tempo nesse começo.

A via nesse ponto pega uma diagonal para a esquerda, cruzando um mar de bromélias, até o primeiro lance mais difícil da via. Costurado o grampo, segui reto até a segunda parada. A Stephanie veio logo em seguida, fotografando o que precisava. Na parada, repassei a corda e deixei tudo pronto para seguir para a terceira enfiada.

Segui reto para cima até a terceira parada, escalando rápido. Assim como as outras vias desse setor, a parede em alguns pontos é bem suja, ou melhor, cheia de línquens como me disse a Stephanie!!! Coisas de bióloga!!! kkkkkk.  Mas por ser tranquila, não interferiu muito na escalada. A via seguia sempre constante. Na parada, uma pausa um pouco maior para beber uma água. A temperatura estava muito agradável sem o sol. Segui para mais uma enfiada. Agora contornando um platô de vegetação para a esquerda, onde 50 metros acima, montei a quarta parada. A Stephanie chegou e esperei mais um pouco até seguir para última enfiada. Afinal de contas escalamos bem rápido e já podíamos desfrutar do belo visual que tínhamos.

Com as baterias recarregadas, segui para a última enfiada. Bem tranquila como as outras, porém um pouco mais suja. Uma linha reta nas primeiras proteções e depois uma leve diagonal para a direita e estava no fim. A via termina um pouco mais abaixo da Chuva de Guias. Um belo visual. Aproveitamos para fazer um lanche e ainda ficamos um tempo ali, pois havíamos feito a via bem rápido. Por enquanto nem sinal da chuva, mas um vento que sopra, era o sinal de que ela se aproximava. Resolvemos começar os rapeis. Foram uns 8 até chega a base. Um pouco chato, mas tinha que fazer...

Lá pela metade, quando a Stephanie chegou a parada e me viu de cabeça baixa, me perguntou se estava tudo bem. Eu respondi que sim, só estava desanimado... Esses rapeis que não acabam mais!!!! Seguimos descendo e finalmente chegamos à base. Como não queria arriscar ser devorado pelos mosquitos, parei no mesmo degrau que na subida. Tirei todo o equipamento e coloquei na mochila. Puxei a corda e a enrolei. Alguns pingos ameaçaram cair, mas não passou de ameaça. Seguimos até o carro, já meio escuro, pelo fato da floresta ser muito densa.


Missão cumprida!!!! Faltam apenas duas!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.