sábado, 9 de agosto de 2014

Escalada na Via Paredão Aline Garcia

Por Leandro do Carmo

Escalada na Via Paredão Aline Garcia

Local: Córrego dos Colibris / Parque Estadual da Serra da Tiririca
Data: 18/06/2014
Participantes: Leandro do Carmo e Stephanie Maia

Escalada na Via Paredão Aline Garcia


Via Paredão Aline Garcia –  3º IV E2 D2 245m  (croqui)

Dicas: Para acessar a base da via, seguir a trilha do Córrego dos Colibris, quando chegar a uma cisterna de cimento, seguir para a direita, depois virar para a esquerda. Seguir reto até uma grande árvore a sua esquerda, continuará um pouco e depois cruzará uma grande raiz de árvore, seguindo para direita, passará por um sistema de captação de água antigo e seguirá subindo para a esquerda até a base. O começo é o mesmo da Chuva de Guias, muito fácil, um costão, até o segundo grampo. A via é  bem tranquila e constante. Seguindo assim até o final, onde dá para ver a última parada da Chuva de Guias. Rapel obrigatório pela própria via.

Mais uma via feita nos Colibris, faltando apenas duas para concluir o projeto da Stephanie...

Marcamos de escalar na parte da tarde, de manhã estava complicado, tinha algumas coisas para fazer. Não é o que gosto, mas foi o que deu! Eu já havia feito uma parte dela no CBE do Niteroiense no final de semana anterior. Já sabia com era o caminho. O que era fácil, ficou mais fácil ainda!

Chegamos à base e como de costume fomos recebidos pelos mosquitos. Comecei a me arrumar num pequeno degrau já no costão, assim fiquei livre de alguns deles, deixando todos os outros com a Stephanie!!! (Foi mal!!! kkkkkkk). A previsão era de chuva para a tarde, mas o tempo não estava tão ruim assim e se chovesse, seria bem para o final do dia. Depois de pronto, comecei a subir esse fácil costão, que é o mesmo da Paredão Chuva de Guias. Parei no 3º grampo, por sinal, muito mal batido e a Stephanie veio logo em seguida. Assim que ela chegou, já segui novamente. Não queria perder tempo nesse começo.

A via nesse ponto pega uma diagonal para a esquerda, cruzando um mar de bromélias, até o primeiro lance mais difícil da via. Costurado o grampo, segui reto até a segunda parada. A Stephanie veio logo em seguida, fotografando o que precisava. Na parada, repassei a corda e deixei tudo pronto para seguir para a terceira enfiada.

Escalada na Via Paredão Aline Garcia
Segui reto para cima até a terceira parada, escalando rápido. Assim como as outras vias desse setor, a parede em alguns pontos é bem suja, ou melhor, cheia de línquens como me disse a Stephanie!!! Coisas de bióloga!!! kkkkkk.  Mas por ser tranquila, não interferiu muito na escalada. A via seguia sempre constante. Na parada, uma pausa um pouco maior para beber uma água. A temperatura estava muito agradável sem o sol. Segui para mais uma enfiada. Agora contornando um platô de vegetação para a esquerda, onde 50 metros acima, montei a quarta parada. A Stephanie chegou e esperei mais um pouco até seguir para última enfiada. Afinal de contas escalamos bem rápido e já podíamos desfrutar do belo visual que tínhamos.

Com as baterias recarregadas, segui para a última enfiada. Bem tranquila como as outras, porém um pouco mais suja. Uma linha reta nas primeiras proteções e depois uma leve diagonal para a direita e estava no fim. A via termina um pouco mais abaixo da Chuva de Guias. Um belo visual. Aproveitamos para fazer um lanche e ainda ficamos um tempo ali, pois havíamos feito a via bem rápido. Por enquanto nem sinal da chuva, mas um vento que sopra, era o sinal de que ela se aproximava. Resolvemos começar os rapeis. Foram uns 8 até chega a base. Um pouco chato, mas tinha que fazer...

Escalada na Via Paredão Aline Garcia
Lá pela metade, quando a Stephanie chegou a parada e me viu de cabeça baixa, me perguntou se estava tudo bem. Eu respondi que sim, só estava desanimado... Esses rapeis que não acabam mais!!!! Seguimos descendo e finalmente chegamos à base. Como não queria arriscar ser devorado pelos mosquitos, parei no mesmo degrau que na subida. Tirei todo o equipamento e coloquei na mochila. Puxei a corda e a enrolei. Alguns pingos ameaçaram cair, mas não passou de ameaça. Seguimos até o carro, já meio escuro, pelo fato da floresta ser muito densa.


Missão cumprida!!!! Faltam apenas duas!!!!

Escalada na Via Paredão Aline Garcia

Escalada na Via Paredão Aline Garcia

Escalada na Via Paredão Aline Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.