terça-feira, 12 de agosto de 2014

Equipe brasileira escala a via The Nose no El Capitan

Por Leandro do Carmo 

Equipe brasileira escala a via The Nose no El Capitan Yosemite National Park  Ca Serra Nevada

Hillo Santana - Brasil, Leonardo Amorim - Brasil, Marvio Oliveira - Flórida

O objetivo inicial era escalar a via Salathe Wall, treinei pesado pra isso. Mas, depois de algumas escaladas antes de entrar na parede, vi que a equipe tinha que ser um pouco mais forte. Por essa razão optei por fazer a The Nose. A The Nose é uma via muito antiga com aproximadamente 50 anos, sua extensão com pêndulos, rappel para acessar outros sistemas de fissuras e/ou fendas, muitas horizontais, que na verdade somam 35 cordadas, é uma via conquistada no estilo mas limpo possível, ou seja, chapeletas somente onde necessário.

Com seus sistema de fissuras perfeita, guiei 70 % em livre. Não houve revezamento na cordada. Guiei tudo, algumas vezes escalava a noite, até as 2 da manhã para adiantar. Escalamos a via em 6 dias por causa dos pesados Haubags, cerca de 150 kg, que tinham que ser rebocados e isso consumiu muito tempo. A via poderia ter sido feita em 2 ou 3 dias, caso tivéssemos leve. Tive uma queda de 13 metros na qual machuquei meu calcanhar. Achei que tinha fraturado o pé que inchou muito, mas mesmo mancando, prossegui na via o mais rápido que pude.

Avistei da parede um urso marrom na base onde tínhamos bivacado, o que é proibido no Parque. Bivacamos na base da via porque o guichê para acampar no Camp 4 já estava fechado quando chegamos. Quando faltava as últimas 10 cordadas, tivemos que racionar a água, era um gole pra cada um no final de cada cordada.

Tive uma nova queda mas tinha avisado pra ficarem atento que os friends não estava muito bem fixo, quando acabei de avisar, caí uns 9 metros no ar sem bater na rocha. Sem os jogos de friends C3 seria impossível fazer a via, no passado  usavam  pitons.

Chegamos no cume por volta das 19:00, organizamos os equipos e consumimos mas 3 horas para achar a trilha de descida, 14 km de trilhas até a Camp 4. Estávamos com muita sede e nos próximos 4 km descendo, encontramos um córrego e bivacamos na trilha ansiosos com a visita do urso...

Valeu equipe, obrigado por tudo. Valeu Deuter, The North Face, Casa Bio. Um sonho é fazer esta via em menos de 12 horas, que já é um grande feito... Em breve fotos facebook.

Abs a todos boas escalada

Hillo Santana








2 comentários:

Comente aqui.