sábado, 24 de maio de 2014

Escalada na via Paredão Alan Marra

Por Leandro do Carmo

Escalada na via Paredão Alan Marra

Local: Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum) - Face Leste
Data: 19/04/2014
Participantes: Leandro do Carmo e Michael Patrick

Via Alan Marra
Paredão Alan Marra - 3° IVsup E2 D2 - Croqui

Dicas: Necessário 6 costura e algumas peças móveis para proteger alguns lances, principalmente o inicial (dispensável, mas torna o lance muito exposto).

Vídeo




Relato da Via Alan Marra


Essa foi uma via que sempre quis fazer, mas sempre que marcava, acontecia alguma coisa. Ou era chuva, ou alguém desmarcava e até encontrar duas cordadas esperando para subir eu já havia encontrado!!! E olha que as vias de Niterói não são como o Babilônia!!!!

Mas dessa vez tinha tudo para ser diferente e foi!

Marquei com o Michael as 7:30 na subsede do parque em Itacoatiara. Seguimos em direção a base da via que fica no Bananal. A via é bem longa, mas não muito difícil. Tem uma bela linha que segue da linha dágua  até o meio da trilha do costão.

Nos arrumamos e comecei a subir. O começo foi bem tranqüilo, segui até um diedro, onde daria para proteger com móvel, mas como não tenho, segui assim mesmo, deixando o lance um pouco exposto. Ainda não dava para costurar, o grampo ainda estava um pouco alto. Passei o diedro, segui uma diagonal para direita.

Costurado o primeiro grampo, ficou mais tranquilo. A via também perdeu inclinação e segui tranqüilo até a primeira parada. Ali, parei e mandei o Michael subir. Ele veio tranqüilo e bem rápido. O dia estava ótimo, algumas nuvens encobriam o sol, o que tornava a escalada bem agradável.

A segunda enfiada foi muito mais tranquila, por vezes dava para quase caminhar. Rapidamente subi e cheguei num ponto onde achei que daria para chegar no próximo grampo, mas faltou pouco. Tive que desescalar alguns metros. Montada a parada, foi a vez do Michael subir novamente. A via tem algumas lacas bem ocas. Tem que prestar atenção, mas é só seguir com cuidado.

Na segunda parada, aproveitamos para tomar uma água e tirar algumas fotos. Dali a vista estava ótima e dava para ver uma cordada na Agullha Guarischi. Nesse ponto o sol veio com força. Parecia que tinha acordado de vez!!!! Não tinha mais o que fazer, era tocar para cima!

Via Alan Marra
Segui escalando até a terceira parada com um belo visual. O Michael chegou e avisei para ele que seguiria direto após o crux. Subi, vi o grampo e costurei. Avisei ao Michael para se ligar e segui um pouco para a esquerda, pois tinha visto algumas boas agarras. Numa passada, levantando bem a perna, venci o lance mais delicado e toquei para cima. Acima do diedro, um linha bem bonita. Uma canaleta bem limpa. Vi um grampo bem lá no alto e não daria para chegar nele. Como não vi nenhum grampo antes, pedi para o Michael subir mais um grampo.

Fui dando segurança de corpo até que ele chegou a um grampo mais acima. Ele montou novamente a parada e tive corda para chegar até o grampo de cima. Comecei a escalar novamente e bem ao meu lado, vi o grampo. Ele estava logo ali e não tinha visto. Tivemos um trabalho a toa, mas fazer o que. . .

Montei a parada ali mesmo e mandei o Michael subir. Na parada, avisei a ele que seguiria direto até o cume e daria segurança de corpo. Segui escalando até o último grampo e toquei para cima. Segui até a trilha do Costão e dei segurança de corpo para o Michael, que chegou logo depois.

Missão cumprida! Depois de muito tentar, conseguir escalar a Alan Marra!!!

Até a próxima!

Via Alan Marra
Michael bem abaixo

Via Alan Marra
Olhando a variante Diedro Sujo

Via Alan Marra
Eu e o Michael no cume

Via Alan Marra
Visual do Mourão

Via Alan Marra

Via Alan Marra
Michael na foto

Via Alan Marra
Olhando o crux

Um comentário:

  1. Luiz Coelho Rala-Bota28 de maio de 2014 às 09:36

    Muito bom, gosto de via nessa classificação, grandes fotos !!!!
    Valeuuuuuuuuuu garoto !!!

    ResponderExcluir

Comente aqui.