segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Via Novos Horizontes - Face Leste - Costão de Itacoatiara - A segunda vez...

Por Leandro do Carmo

Via Novos Horizontes - Face Leste - Costão de Itacoatiara - A segunda vez...

Local: Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum) – Face Leste
Data: 20/10/2013
Participantes: Leandro do Carmo e Marcos Duarte










 
Via Novos Horizontes - 3º Ivsup E2 D1 120m - Clique aqui para ver o croqui


Relato

 
Na Invasão deste ano, estava lá e ainda não sabia qual via iria fazer, nem quem faria a cordada comigo. 
Como deu a hora e a galera já começava a subir, foi ficando mais fácil ver quem ainda não tinha parceiro. Como as vias da Face Oeste já tinham cordadas e não queria ficar esperando no sol, perguntei ao Marcos se ele gostaria de fazer alguma na Face Leste. Ele aceitou e resolvemos entrar na Novos Horizontes, 3º Ivsup E2 D1 120m. Aproveitamos que o Ary e a Alessandra iriam para a Via Entre Quatro Paredes e fomos juntos.

Quando chegamos na entrada do Parque, encontramos o pessoal do programa Montanhistas, do canal OFF, junto com o André Ilha, se preparando para ir à Agulha Guarischi, pois hoje era 57º aniversário de sua conquista. Ainda parei para trocar algumas palavras com Fernando, administrador do PESET. Seguimos trilha acima e em pouco tempo já estávamos na base. Estava muito úmido e a parede estava com um limo tão verde que há muito tempo não via. Apesar do primeiro grampo estar um pouquinho alto, a saída não é complicada, principalmente se começarmos mais para a esquerda.

Nos preparamos e iniciei a subida. Como a rocha estava bastante úmida, a sapatilha logo ficou molhada, tive que subir um pouco e dar uma secada com as mãos. Olhei para cima e abaixo do primeiro grampo, já estava tudo seco. O sol já batia na altura do segundo. Resolvi passar uma fita num pequeno arbusto, pelo menos para proteger uma passada, pois se escorregasse ali, iria direto para a base. Não protegeria todo o lance até o primeiro grampo, mas era o que dava... Segui, costurei o primeiro grampo e voltei para tirar a fita, pois se ela ficasse ali, daria um arrasto forte. Descosturei e continuei subindo.

Passei pelo segundo grampo, terceiro e veio o melhor lance da primeira enfiada. Uma passada para a esquerda e cheguei ao quarto grampo. Daí para cima o lance fica meio exposto, pois não tenho móvel para proteger, mas nada de complicado... São duas lacas, formando um bico de pedra que dá para passar direto. Após esse lance, cheguei num grampo e o crux, um IVsup, logo acima. Resolvi continuar e parar acima, tirando o fator 2, caso resolvesse fazer a parada antes do crux.

Na parada, dava para acompanhar a cordada do Ary e Alessandra, que estavam na Via Entre Quatro Paredes, a Rana e o Sandro, na Alan Marra e a Eny, Carlos e Alexandre Valadão, fazendo a manutenção da via Paredão Jardim. Ainda tinha o Cláudio e o Leonardo, bem acima, também na Alan Marra. Um visual bonito! O Marcos logo subiu e ficamos ali durante algum tempo, só contemplando a paisagem. A galera que iria fazer a Guarischi começou a parecer. As nuvens que cobriam o cume do Alto Mourão, começaram a descer e por alguns instantes, também cobriu o cume da Agulha Guarischi, um espetáculo a parte! As nuvens também tornaram o tempo mais agradável e ficamos ali por mais alguns minutos.

Batemos várias fotos e já estava na hora de continuar. Perguntei ao Marcos se ele gostaria de guiar e ele prontamente aceitou! Seguiu sem problemas e rapidamente chegou na parada dupla final. Ali, tinham duas opções: montava a parada ou seguir até mais em cima, dando segurança de corpo. O Marcos resolveu parar ali mesmo. Antes de subir, acenei para o pessoal das outras cordadas e dei os parabéns para a Alessandra, que guiava uma enfiada na Entre Quatro Paredes.

Subi rápido e logo cheguei ao Marcos. Os grampos da última parada já estão bastante oxidados, merecendo uma regrampeação. Fotografei e segui ao cume, fiz segurança de corpo até que o Marcos chegou. Enquanto nos arrumávamos, as outras cordadas começavam a chegar. O Guilherme com o Coelho também apareceram, eles haviam feito a Luiz Arnaud, na Face Oeste e já estavam indo embora. Logo depois Apareceu o Alex com a Patrícia do CNM e a Patrícia do Jornal O Fluminense. Juntaram-se a nós: A Rana, Sandro, Cláudio e o Leonardo. Uma bela reunião!!! Só fera!!!!

Depois de muita conversa, fomos até o cume esperar as outras cordadas da Face Oeste chegarem. Não deu para ficar lá esperando por todas, a fome apertou e tive que descer. Lá no quiosque encontrei o pessoal que já havia descido. Fiz aquele lanhe enquanto acompanhava a última cordada ainda na parede.


Missão cumprida!!!!!

Seguem algumas fotos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.