terça-feira, 22 de outubro de 2013

Segunda Invasão ao Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum)

Por Leandro do Carmo

Local: Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum)
Data: 20/10/2013

Um grande dia! Tudo perfeito... Muito obrigado à todos que participaram!!!!


Mas antes de estarmos lá, tivemos um pouquinho de trabalho... Depois do sucesso da 1ª Invasão, o pessoal já estava cobrando quando iríamos fazer a próxima... Com a agenda cheia, consegui marcar para o dia 20 de outubro. Mas o que tinha de especial no dia 20? Nem eu lembrava, mas só próximo ao evento, lembrei, ou melhor, fui lembrado que era o 57º aniversário da conquista da Agulha Guarischi. Uma data muito especial para nós montanhistas...

Definida a data, comecei a convidar as pessoas. Mandei e-mail para várias listas, fiz contato com o Jornal “O Fluminense”, que sempre me atendeu prontamente fiz, também, contato com o Parque da Serra da Tiririca para comunicar que faríamos o encontro. Abri a atividade de escalada no site do Clube Niteroiense de Montanhismo e estava disposto a ter que escalar duas vezes para que todos participassem, caso alguém ficasse sem cordada. Com tudo pronto definimos o ponto de encontro e o horário: 08 horas, no gramado em frente ao Costão.

No sábado a noite, preparei a mochila e deixei tudo pronto. No domingo, por volta das 8 horas, estava chegando no ponto de encontro. Já tinha gente esperando. Todo mundo animado para mais um dia. O tempo estava ótimo. Mas não foi assim durante a semana passada. Até sexta-feira, o tempo estava fechado, com chuvas fortes durante os dias. Mas São Pedro foi generoso e nos brindou com um final de semana espetacular, espantando qualquer possibilidade de adiamento do encontro.

Aos poucos a turma foi aumentando e quando o sol começou a aparecer, decidimos não esperar mais e começar! Mas antes disso, nos juntamos para a foto do jornal! Algumas cordadas já estavam divididas, mas como foram muitas, fica difícil lembrar de todas... Só se que acabei indo escalar a Via Novos Horizontes, na Face Leste, junto com o Marcos Duarte.

No final da escalada nos encontramos, no cume do Costão e ficamos conversando e esperando as outras cordadas que entraram em vias mais demoradas. Sempre que chegava um, apesar do calor, era só alegria. Para os que não conheciam, a vista impressionava, para os que já conheciam o Costão, também conhecido como Tucum, a vista também impressionava! A água estava tão clara que era possível ver a sombra das pranchas dos surfistas no fundo de areia!!!!

Esperei todas as cordadas chegarem, menos a do Paulo, pois a fome já era tão forte que não estava dando para esperar mais. Desci junto com o pessoal e nos encontramos no quiosque para lanchar e conversar. Lá de baixo, ainda acompanhávamos a cordada do Paulo concluir a via.

Chegamos a 37 participantes!!!! Entre os que escalaram, caminharam ao Costão, participaram da manutenção de via, etc. Novamente, muito obrigados a todos que participaram!!!!!!

Valeu CNM e PESET!!!!!

Seguem algumas fotos:

















































6 comentários:

  1. Que coincidência! escalamos a Agulha Guarish nesse dia, não sabíamos que era aniversário da conquista, e tirei algumas fotos de escaladores no costão. Devem ser vocês. Abraços e parabéns pelo evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galiana, se puder manda as fotos para eu colocar aqui no blog. Meu e-mail é: lgcarmo@yahoo.com.br

      Abraço,

      Excluir
  2. Muito bacana e divertido seu evento Leandro, meus parabéns. Graças a essas atividades com certeza o esporte ganhará novos adeptos e o respeito dos que apenas observam .
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns novamente Leandro, sempre incentivando esse esporte em nossa cidade com seriedade e competência. Infelizmente só fui saber do evento do dia seguinte.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Igor... Vamos marcar uma escalada qualquer dia desses!

      Excluir

Comente aqui.