sexta-feira, 19 de julho de 2013

Conquista de Vias em Laranjeiras - Próximo à Face Oeste do Dona Marta

Por Leandro do Carmo

E-mail encaminhado por Pedro Bugin à lista da FEMERJ, sobre a conquista de diversas vias em laranjeiras. Mais uma opção. Parabéns conquistadores!!!!


**********************************************
Bom dia pessoal!
Eu, Ernane "Tufo" Wermelinger e Alex Pinheiro (com colaboração de Eduardo Moreira na segunda investida e Luiz Vulcanis na terceira), conquistamos 11 vias e uma variante numa parede localizada na rua Couto Fernandes, Laranjeiras, bem próxima das vias da face Oeste do Dona Marta. A parede em si, por ficar parcialmente escondida por uma mureta de contenção e da vegetação de base, acaba passando despercebida... Mas fizemos uma exploração no local e nos impressionamos com o potencial do lugar, para vias relativamente curtas, formando um ótimo campo escola.
Em geral, são vias em aderência, mas algumas possuem boas passadas atléticas (bem verticais, em regletes e agarras) e até mesmo em móvel (tem uma via com sua metade inferior inteiramente protegida em friends, numa ótima fenda contínua). 
A maior via possui 90 metros, sendo a única com mais de uma enfiada. Todas as outras ficam entre 20 e 60 metros, sempre protegidas por grampos em aço carbono de 1/2 (exceto as passadas em móvel, claro) num padrão E1 / E2 (com apenas uma via E3) e suas graduações variam de 3° a 7°b.
Croquis das vias:
Traçado das vias da primeira investida, na parede:
Agradecimentos aos companheiros de conquista e ao CEB, clube que cedeu as proteções utilizadas e para o qual as vias foram doadas.
Forte abraço e ótimas escaladas!
Pedro Bugim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.