domingo, 30 de junho de 2013

O sonho da Ás de Espada

Por Vitor Pimenta


Enfim, foi realizado um sonho! E claro, foi preciso uma jornada para realizar esse feito!

Essa jornada começou meio sem querer onde conheci essa via pela primeira vez a convite do Marden e Huani.onde fizemos "apenas" a 1º enfiada guiados pelo Huani. Dali nasceu a paixão.

Passado um tempo, surgiu a oportunidade de voltar lá, dessa vez,  acompanhado pela Nereida. Tomei coragem e assumi a ponta da corda até a 1º dupla, o que seria, mais ou menos, a metade da 1º enfiada. O restante fui participando e no primeiro lance de 6sup cai 2 vezes. Quando cheguei no segundo lance de 6sup, que fica na 2º enfiada, não aguentei de dor no pé e resolvi descer. Agradeço a paciência de minha irmãzinha em ter descido comigo dali, rs.

Procurei desde então focar um treino no urubu alternando nos regletes do fingerboard e voltei mais uma vez participando com a Bia e os betas do Guizzard que nos guiou até a P2. E como fui bem, resolvi entrar guiando na primeira oportunidade. 

Assim que me senti mais forte chamei o Paulo Guerra pra entrar comigo. Sabia que ele vinha com o treino focado e ganhando volume na escalada e percebi logo que ele era outro de quando o conheci no Morro Tucum. Assim que ele chegou na P1 com o dedo mindinho enfaixado ele vira com cara de "cão sem dono" e pede pra guiar... negar guiada é que nem negar água:  nunca sabemos o dia de amanhã, rs. Ele assumiu a guiada e tocou 4 grampos. Montou a parada, me puxou e logo me vi guiando o primeiro lance de 6sup. No meio do lance dei uma escorregada, mas por sorte minha mão tava boa e consegui me segurar dominando o lance. Passei pela retinha do Ás e puxei o Paulo pra P2. O lance seguinte (a diagonal de 5º) estava molhada e rapelamos dali felizes por termos dado nosso melhor.

Mas o melhor não foi o suficiente. Queria terminá-la. Colocá-la no curriculum. Então fui pra cima. Nesse meio tempo procurei saber tudo o que podia sobre a 3º enfiada e a maioria das pessoas falavam que ela era mais forte e mais exposta.

Coloquei na lista pra ver quem se animava e o Sandro logo se prontificou. Peguei vários betas no dia anterior com a Nereida que foram fundamentais e me senti mais confiante.

Decidimos deixar as mochilas na base e rapelar da P3 e que o Sandro ficaria com a 1º enfiada. Sandro tocou a enfiada úmida e mesmo com o coração na mão tocou com agilidade e logo foi minha vez de assumir. Passei pela 2º enfiada com muito mais confiança e logo me preparava para começar a diagonal da 3º. Adrenei bem na saída, diagonal com queda de platô, mas haviam muitos pés e enfim havia chegado no  lance de 6º. Os grampos são um pouco mais longes enfeitados por micro agarras numa parede bem vertical. Dentro do lance percebi que tinha entrado errado e que estava preso com o pé direito numa merdinha e minha mão esquerda num biquinho pontiagudo que começava a ferir meu indicador pela pressão da adrenalina. Analisei a queda e vi que não me machucaria, porém... se eu conseguisse trocar os  pés terminaria o lance com uma pernada alta. Desescalei e consegui entrar certo. Enfim, tinha superado o lance e o resto foi só subir a cristaleira e me ancorar.

Sandro seguiu ainda mais a direita de um buraco que tem no meio do lance e terminou com maestria. A P4 é uma enfiada de 3º com 2º grau que preferimos não fazer para subir sem peso.

Tiramos fotinhas com o teto ao fundo, e rapelando, fiz uma anotação mental: apresentar o Sandro ao Dino para comungarem suas piadinhas do pavê ou pra comer.


Born to Be + Pitbull Aventura 




6 comentários:

  1. Empreitada irada pimenta! Deu vontade de treinar mais e ficar forte igual a vocês. Só casca grossa nessa via! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Empreitada irada pimenta! Deu vontade de treinar mais e ficar forte igual a vocês. Só casca grossa nessa via! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Pimenta, parabéns Guerreiro!!! Fico feliz de vê-los cada vez mais fortes no climb, se superando a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Escalada muito irada. Pedra desafiadora. Parabéns Vitor, está escalando muito. BTBW.

    ResponderExcluir

Comente aqui.