terça-feira, 7 de maio de 2013

Aventura, Liberdade, Sonho, Objetivo e Conquista.


Por Paulo Guerra


Não sei explicar o fascínio que o Pico das Agulhas Negras sempre exerceu sobre mim. Muito antes de praticar o montanhismo, “diga-se de passagem”, fazia trilhas e nem havia me dado conta do que se tratava, vivia repetindo que um dia queria chegar ao seu cume.

Deixei que a vida me levasse e ela me levou. “Tome cuidado com o que pede, pois vai que acontece, aconteceu!”.

Um dia um conhecido me mostrou fotos da Pedra do Sino, fiquei encantado e ele me disse que estava montando um grupo para ir ao Pico da Bandeira, claro que me pilhei e fui. Foi o start de um processo que tem enriquecido os meus dias. Daí para o Curso Básico de Escalada e o Curso de Guia de Cordada foi um pulo e não parei e não consigo parar de subir montanhas, pedras, paredes e etc...

Bem, alguns dias atrás um amigo convidou-me para escalarmos a Pedra do Picús em Itamonte, MG , aceitei o convite. Liguei para um parceiro em comum e estendi o convite.

No dia 20/04/13 partimos. No carro meu parceiro de aventura mandou o veneno: “cara o que você acha de pilharmos a galera para irmos ao Pico das Agulhas Negras”? Claro, achei a idéia ótima.

Chegamos à Itamonte, passamos o papo, a galera resistiu. Todos já haviam feito o Pico. Decidimos não

recuar, o dono do abrigo nos deu o bizu das vias de escaladas que poderíamos fazer.
Escolhemos a Oba-Oba 5º VIIa.

Na manhã do dia 21/04/13 acordamos cedo, Rodrigo comeu tudo que pode e ainda separou um pouco do macarrão com salsicha para levar, “isso mesmo o doido levou marmita!” Às 9:00h, estávamos no Parque, indo em direção ao nosso objetivo. Eu com o coração pulsando a todo gás, olhando aquelas tão almejadas agulhas.

Caminhada forte, para ganharmos tempo na estradinha que vai até o abrigo Rebouças.

Entramos na trilha com toda a sede, passamos pelo reservatório de água, que é belíssimo. “Valeria um banho se não estivesse tão frio”. Caminho que segue até uma pequena ponte, fotos e trilha que segue o caminho meio alagadiço. “Pra variar esqueci as botas e tive que encarar de tênis mesmo”. Depois disso, começou um trepa pedra e as pedras vão no Toddynho, ganhando tamanho.

Bem, esse trepa pedra parecia que não acabaria nunca, o ar rarefeito mostrando quem manda. De tempo em tempo, parávamos para recobrar o fôlego. Eis que ao meio dia encontramos a base da via no meio de um cânion, uma parede bem vertical com poucos pés e quase nenhuma mão. “Vale ressaltar que Rodrigo está escalando como gente grande”. O cara guiou a via toda. A segunda enfiada parecia fácil, só que aparecia no final dela um lance em diagonal, tipo meio corpo dentro da fenda e enfim estávamos.... não, não era o cume, Rodrigo saiu trepando pedra de novo e não deu em nada. Então resolvi que daria a volta neste bloco, à beira do abismo, e começou uma escalaminhada de 2º grau e eis que de repente estávamos no ápice da empreitada, com um céu azul e toda a imensidão a nossa volta.

Fotos, lanchinho. “Ah! Claro, Rodrigo atacou a marmita com direito a ovo cozido e tudo no macarrão”.

De repente umas nuvens chegaram não sei de onde “ou melhor de todos os lugares”, preparamos as coisas e começamos a descer, chegamos em dois grampos, montamos o rapel deste trepa pedra, e tome pedra pra descer, só que agora elas diminuíam, ao longo do caminho e logo estávamos na trilha, depois na ponte, depois na estrada de volta ao abrigo, rodovias.

Que a vida continue a me levar, que as missões sejam cumpridas.

E que os sonhos se transformem em objetivos de liberdade e conquistas.

Até a próxima aventura!











5 comentários:

  1. Parabéns..sr Paulo guerra rsrrrs..sempre a procura de desafios e vencendo todos..eu queria ter essa coragem, mais deixo pra vc .rsrs eu vou continuar curtindo só pelas fotos rsrs ..

    ResponderExcluir
  2. Como eu suspeitava, meu professor Paulo Guerra (de música e escalada)tem demonstrado aptidão para a escrita. Não uma escrita técnica, mas sim uma escrita que busca transbordar a emoção de escalar, o sentimento de imensa felicidade e realização que subir uma montanha nos proporciona. Escalar é aprender, viver com foco na conquista, mas uma conquista divertida, alegre, feliz. Parabéns por mais essa conquista Guerra. O pico e a escrita sensível que emociona na medida certa.

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita, mas nem por isso menos sincera. Não sou escaladora, mas admiro a opção feita por meu marido. Cada via percorrida, cada cume alcançado é motivo de muito orgulho pra mim. A cada conquista dele, me sinto um pouquinho mais perto do céu, porque roubo um pedacinho dela. Muito boas escaladas pra todos que se aventuram nas pedras!

    ResponderExcluir
  4. Ae Paulinho! Vai ter agora Salinas hein! No fds dos dias 25 e 26/05.
    Abraços, Marcos Dias.

    ResponderExcluir
  5. Mandando ver Paulo! O lugar é mesmo fantástico. Quero voltar lá. Parabéns.

    ResponderExcluir

Comente aqui.