sexta-feira, 5 de abril de 2013

A primeira vaca, primeiro de Abril !!!!

Por Paulo Guerra


Eu  e  Leandro  nos  encontramos  em  Itacoatiara  (mesmo  ponto  onde havíamos  nos  conhecido  meses  antes  na  invasão  do  Tucum)Eu reencontraria aquela fascinante parede, a primeira depois do CBM.

Leandro, um grande entusiasta das vias de Nikiti me surpreendeu com a proposta de  fazermos uma via curta de nome bem  interessante  “A Linha Enígena” 5ºsup. A princípio achei que iria participar, tendo em vista que eu havia pedido que fosse uma via de 5º para cima por estar ralando para firmar este grau. Eu já havia guiado alguns trechos deste nível, na minha “longa” prática de sete meses de escalada.

Surpresa minha, ao chegarmos na base meu generoso parceiro me deu o seguinte papo: você vai guiar a via toda, estou cansado de guiar isso aqui!!!

Bem,  não  sou  de  fugir  de  briga, tendo  em  vista  que  levo  o GUERRA  no  nome.  Equipo pronto, parti  ”pra  riba”. A  via  com  uma  linha  bem interessante, no segundo grampo a parada  já totalmente vertical, a rocha bem  quebradiça,  “mente  forte”  escolhendo  bem  as  passadas  até  me deparar com um crux bem legal (meu parceiro me avisa que na primeira vez ali ele levou 15 minutos para fazer o  lance), isso  já me deixou bolado - pô o cara escala a pampa!

Na  fé  e  no  jeito,  fui  conseguindo  vencer  o  lance  de  poucas  agarras e... vruuuuupt, tô eu metros abaixo com o coração a milhão, foi-se a última coisa que faltava, a primeira vaca de verdade guiando. Estranho dizer isso: “maravilhoso!!!”. Adrena em alta, toquei para cima. Depois de alguns minutos de... quem  escala  deve  entender  o  que  rola, passei  o  lance,  cheguei  na parada  com  aquela  sensação  de  quem  acaba  de  ter  um  orgasmo  tipo completamente relaxado, puxei o Leandro para cima, claro “missão dada é  missão cumprida parceiro”.

Leandro deu um  treino no  tetinho ao  lado, rapelamos  de  volta,  mergulho  no  maravilhoso  mar  de  Itaquá  e  nos despedimos. O interessante é que estou escrevendo esse relato e a cada vez que  fecho  os  olhos  vejo  a  parede  passando  e  ouço  o  som  do  esticão  da corda e uma vontade louca de estar logo de volta na pedra.

Ah! um amigo uns dias atrás  me dizia que o que  faltava era o delicioso sabor da queda.



5 comentários:

  1. Maneiro Paulinho! E o melhor é que tá intacto! Haha!

    Marcos Dias.

    ResponderExcluir
  2. Fala Paulo! Quedazinha de leve... hhahahah Chegar na base, tem que guiar! Não queria uma via difícil? Mas foi lá e mandou! Verás que um filho teu não foge a luta!!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. maneiro o relato, irmão! agora vc vai decolar, vc vai ver!
    abração!

    Guizzardi

    ResponderExcluir
  4. Show irmão, graças a Deus está tudo bem e venceu o desafio, vai buscar a Italianos logo e me leva, Rsrsrsrs. Sucesso irmão.

    ResponderExcluir
  5. Grande guia. Meu mestre na arte de escalar. Foi a GUERRA e venceu.

    ResponderExcluir

Comente aqui.