sábado, 16 de março de 2013

Pico do Frade - Macaé

Nossa próxima aventura...

Dia 24/03/2013

Um breve histórico...

Por Geraldo Barfknecht


Símbolo e cartão postal de toda região serrana de Macaé, o Pico do Frade é constituído de duas grandes rochas, sendo a maior, denominada Pedra do Frade e outra menor, localizada em seu lado norte, denominada por seus desbravadores como Pedra do Paulo (atualmente Pedra do Grito, sendo essa que faz as costas do frade). A região do pé do pico até o topo é coberta por densa floresta tropical (Floresta Ombrófila Densa-Mata Atlântica) com diversos estratos, conforme a variação da altitude, apresentando em seu interior variada flora e um grande número de animais selvagens, todavia de rara aparição, frente a diversas causas, sendo a caça clandestina algo que não é estranho na região.

A parte mais elevada do Pico do Frade, é típica das mais elevadas porções dos cumes da "Serra do Mar", escarpa do Embasamento Cristalino (terrenos com cerca de 500-650 milhões de anos)com os monolitos, grande pedras isoladas, formando relevos do tipo "pão de açúcar" nos estados do RJ e ES e a vegetação constituída de diversas espécies, onde predominam as gramíneas,alguns arbustos, em campos desprovidos de arvores e algo que aqui, de certo modo pode ser chamado, de pequeno campo de altitude, pela reduzida área de ocorrência, dado a inclinação do terreno e pouca espessura do solo.


Por causa de sua grande altitude, o Pico do Frade é avistado em vários pontos da região norte do Estado fluminense, de Barra de São João até Campos, assim como desde as maiores elevações da região de Nova Friburgo a Oeste ( que próximo a última cela, paredão do Frade, na trilha de acesso, são avistados a Oeste 2-3 picos incríveis) e de todos os municípios vizinhos.Com certeza, precisamos frisar que o Pico do Frade, também deve ter sido referencia para os navegantes portugueses, que inicialmente "descobriram" o Brasil e depois, "tomaram um pouco", do Pau-brasil, para fazer corantes para a nobreza.

De sua parte mais alta, no Norte tem-se uma visão ampla de toda a Região Serrana de Macaé, assim como todos os povoados desde a BR-101 (Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério, Óleo, Frade e parte do Sana). A Leste, avista-se a sede de Macaé e à Oeste, parte dos municípios de Conceição de Macabu e Trajano de Moraes, cuja elevação está próxima dos limites entre esses municípios.










5 comentários:

  1. Obrigado por usar o meu texto sobre o fabuloso Pico do Fadre, que visitei mais uma vez (cercanias) ontem, 28 de Abril de 2013. Geraldo Barfknecht. Macae-RJ. Há aqueles que só conhecem Macáe, desde a rodovia de que liga Macaé a Rio Das Ostras até o oceano. Um pouco mais, desde a rodovia BR-101, até o litoral, mas pouquíssimos dos mais de 50 000, flutuantes, ou macaense por trabalho, a regiâo pre e serrana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou que não conseguimos ir lá, devido ao mau tempo. Estamos tentando ir em outro dia. Eu poderia colocar todo o texto, só que dessa vez citando a fonte, conforme já fiz?

      Excluir
    2. Caro amigo, finalizo um texto detalhado sobre o Pico do Frade. Fique a vontade com os meus textos,sempre. Não tem sentido guardar um pouco de conhecimento, sem poder compartilhar.

      Excluir
  2. Quando eu pesquisei sobre o Pico do Frade, encontrei esse texto em mais de um lugar e fiquei sem referência para citar a fonte. Que bom que achei o autor! Como você quer que eu coloque a citação?

    ResponderExcluir
  3. Que showwwwww Leandro, muito legal. Belo texto do Geraldo, parabéns a ambos pelo compartilhamento dessa beleza natural e cultura.

    ResponderExcluir

Comente aqui.