segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Escalada no Costão de Itacoatiara - Via do Tetinho


Morro do Tucum - Costão de Itacoatiara

Via Tetando Ramirez - VI E2 D1
Via do Tetinho - V E2 40m

Data: 16/02/2013
Participantes: Leandro do Carmo, Guilherme Belém e Bruno Santos

DICAS: No verão, faz sombra até as 12:30; para a via Tetando Ramirez, é necessário móveis, exposta nos lances iniciais; na via do Tetinho, o crux está no pequeno teto, bem protegido (E1), o primeiro grampo é bem baixo, os outros um pouco mais difícil de visualizar, mas os lances iniciais são bem tranquilos.

Relato

Ou chovia, ou fazia sol de mais. Foi assim o mês de janeiro. Devido à essas condições climáticas, fiquei praticamente o mês inteiro sem fazer uma via longa, exceto pela Agulha Guarischi. Não dava para esperar mais.... Mas escalar nesse sol.... também não dava!!!! Podem até achar que é bobeira, mas faz uma diferença ficar semanas sem escalar... queria entrar numa via mais tranquila. Decidi em fazer a Via do Tetinho, uma via curta, 40 metros, apenas uma enfiada e crux em 5º. Aproveitei para abrir essa atividade no Clube Niteroiense de Montanhismo e como já havia conversado com o Bruno Santos, fiz o convite e ele aceitou.

Como o calor estava forte, marcamos às 06:30 no gramado, em frente ao Costão. Saí de casa ainda meio escuro, era o último dia do horário de verão. Quando cheguei em Itacoatiara, o Bruno e o Guilherme já estavam lá me esperando. Foi só pegar a mochila e caminhar até a base. Contornamos o grande platô pela direta até o início das vias.

Na base, nos arrumamos e o Guilherme decidiu que ele iria guiar. Enquanto ele se arrumava, fui procurar um local mais acima para ir filmando e tirar algumas fotos. O Guilherme foi subindo, costurou o primeiro grampo e não viu o segundo. De onde eu estava, dava para ver um grampo bem no alto, mas deveria de ter um outro mais em baixo, talvez escondido por alguma vegetação. Pelo que tinha visto, a via não era tão exposta assim. Falei para o Guilherme: “Cara, o grampo deve estar aí na sua frente!” Ele me respondeu que não e eu falei que estava vendo um mais em cima. Ele foi subindo e chegou a esse grampo. Foi seguindo e os grampos continuaram espaçados. Até que ele chegou numa para dupla em baixo do teto.

Não podia ser. Pelo croqui não tinha parada dupla e ele não via nenhum grampo no teto, continuar para cima não dava. Foi aí que eu lembrei da via Tetando Ramirez, que chega numa linha reta até o teto e faz uma horizontal para a esquerda, protegendo em móvel até o final dele. Entramos na via errada!!!! Ele ficou dentro de um buraco, um pouco desconfortável por causa do cheiro de urina (impressionante como uma pessoa teve a idéia de urinar dentro daquele buraco!), ele montou a parada enquanto eu procurava a via correta.

E não é que eu estava acima do primeiro grampo! Olhei mais acima e consegui achar os outros. Vi a linha até o teto e os grampos no meio dele. Pronto, problema resolvido. Nisso, falei com o Bruno e ele resolveu escalar até onde o Gruilherme estava e depois descer, pois não tínhamos móvel para proteger a próxima enfiada dessa via. Ele subiu com a corda do Guilherme para fazerem um único rapel.

Quando eles desceram, foi a minha vez de entrar na via, mas agora na correta! Os primeiros lances foram bem tranquilos, na verdade, até o 3º grampo, se não me engano. Dali para cima, vai ficando mais vertical. Batia na pedra e tudo oco. Foi acreditar e tocar para cima... rs. Ali, minha camisa já estava encharcada. Não corria nem uma brisazinha que pudesse refrescar. Apesar de não ter sol, às 08:30 da manhã, já parecia ser 11!!!!! Depois de algumas passadas, cheguei no grampo bem abaixo do teto. Realmente os lances acima são bem protegidas. Numa esticada de braço, costurei o primeiro grampo do teto. Dei uma descansada e tentei prosseguir. O suor já estava escorrendo pelo braço e o magnésio já não adiantava mais. Resolvi abortar e descer.

Não daria para eu descer de baldinho, então tive que retirar a última costura que coloquei, a primeira do teto. Com um pouco de dificuldade, retirei-a e a coloquei invertida com uma que já estava lá para fazer um top rope. Desci e o Guilherme subiu até embaixo do teto. Depois foi a vez do Bruno. Quando o Bruno já estava descendo, lembrei a ele que era para tirar a costura e descer de rapel... Tarde de mais... rs. Teve que escalar novamente para preparar o rapel!!! Mas por que não me avisaram antes??? Disse ele. Pegadinha do Mallandro..... rs! Volta lá agora.... falei rindo. Não teve escolha...

Na base, ficamos ainda trocando uma idéia e fizemos um lanche. Aí, foi só voltar e dar um mergulho. Afinal de contas, ninguém é de ferro!!!!






2 comentários:

  1. Aeeeeee galera pitbull. Parabéns pelas conquistas. Estou sempre acompanhando vcs. Abs. Emerson Mondego

    ResponderExcluir
  2. Fala aew Pit Bull...Tive a oportunidade de fazer essas vias com o Guilherme e o Leandro...e pela primeira vez escalando em niteroi. A atividade se desenvolveu exatamente de acordo com o relato.Lembrando que para chegar a te a base da via temos que passar por uma rampa um 2º grau, para quem nao se sente seguro em andar de tenis nessas rampas, vale a pena por a sapatilha.Realmente acabamos entrando na via errada mas foi de grande valor ate mesmo para aquecer, na via Tetando Ramirez o Guilherme guiou, vale ressaltar que existem varias partes da pedra que estao ocas também,subi levando a corda do Guilherme para faermos um rapel de 60m. a Parada dupla é um pouco desconfortavel, alem dela estar com um cheiro horrivel de urina como foi relatado acima.Na via do Tetinho o Leandro começou a guiar,montamos um top rope e Guilherme e eu escalamos respectivamente.Quando comecei a descer achei que mais alguem iria escalar mas aew acabei tendo que escalar de novo para desmontar o top rope e montar o rapel alguem acha que achei ruim, foi muito bom até porque estava extasiado de estar escalando em Itacoatiara. Muito bom escalar com essa rapaziada gente boa em niteroi, espero realizar mais e mais vezes atividades como essa...Abraçao rapaziada Pit Bull..Bruno Santos

    ResponderExcluir

Comente aqui.