segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Itatiaia terá reforma no abrigo e construção de um novo hotel


Brasília (18/01/2013) – O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, esteve no Parque Nacional do Itatiaia, unidade gerida pela autarquia no estado do Rio de Janeiro, em encontro com cerca de 40 pessoas - entre lideranças locais, prefeituras, militantes socioambientais e ONG ambientalistas.

O objetivo do encontro foi debater com os municípios e organizações presentes o papel das unidades de conservação (UC) como vetores de desenvolvimento do ecoturismo, no contexto do Mosaico da Mantiqueira. Na ocasião, representaram o ICMBio o coordenador regional da CR-08, no Rio de Janeiro, Luis Felipe de Luca Souza, o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Wanderley Tomzhiski, o chefe da Floresta Nacional de Passa Quatro, Edgard de Souza Andrade Júnior, e o chefe da APA Serra da Mantiqueira, Virgílio Ferraz.

Além do debate, o encontro possibilitou uma apresentação sobre as melhorias aguardadas para 2013 e que ampliarão as opções de visitação ao parque. Um exemplo são projetos que o Instituto implementará e que integram o Plano de Manejo do parque. Um deles é a construção de um portal de visitação na entrada da parte alta do parque, entre os municípios de Resende e Itamonte (divisa de SP com MG). O parque abriga um dos pontos mais cobiçados por montanhistas - o Pico das Agulhas Negras.

O projeto já está pronto e prevê, ainda, as reformas do atual posto de controle de visitantes e do Abrigo Rebouças. Está prevista também a manutenção da BR-485, dentro do parque, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). No parque há uma construção de um antigo hotel, que funciona atualmente como uma área de camping. “Nossa ideia é executar o que está previsto no Plano de Manejo e construir um hotel para visitantes em parmanecer mais tempo visitando o Itatiaia”, frisou Vizentin.

Com isso, o parque contará com este novo hotel e o Abrigo Rebouças reformado, voltado mais para atendr o público de montanhistas e adeptos do camping. "Parabenizo iniciativas como esta de reunir e mobilizar a comunidade do entorno da unidade, como o Itatiaia para discutir a gestão de um mosaico estratégico para a conservação da biodiversidade como é o da Mantiqueira. O potencial do ecoturismo como vetor do desenvolvimento regional é imenso nesta região”, reiterou Vizentin.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.