quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Guia de Escaladas de Guaratiba On-line

Por André Ilha

Preparei uma versão digital, integral e inalterada, do Guia de Escaladas de Guaratiba, de 1999, uma vez que a versão impressa se encontra esgotada há bastante tempo, e também, à parte, um arquivo de atualização do mesmo, com novas vias, correções e atualizações diversas. Ambos se encontram disponíveis para download gratuito no site da FEMERJ:


O arquivo de atualização não tem a pretensão de ser uma compilação completa e exaustiva. Ele apenas reúne um grande número de novas informações desde a edição original, além de muitas novas fotos de ação coloridas de vias nos mais diversos setores dos Orixás, Perigoso e Prainha.

Como seria muito desanimador divulgar isto agora sem que as vias pudessem ser repetidas, por terem muitas delas, originalmente, grampos de aço inox para proteção e, principalmente, parada no topo de cada parede, é com muita satisfação que informo que praticamente todas as minhas vias no Pico do Perigoso (Pedra da Tartaruga, Ponta do Picão e Falésias dos Orixás tiveram os seus grampos originais substituídos por grampos de titânio, material virtualmente inatacável pela corrosão marinha, e colados com cola RE-500 da Hilti. As exceções são apenas as vias A Volta do Tubarão, Fissura da Meia-Lua e Luzes e Sombras nas Paredes de Baixo, mas que em breve estarão também totalmente recuperadas.

Além disso, a maior parte das paradas fixas no topo das falésias e blocos foi duplicada, tudo no sentido de reforçar o caráter de área muito completa para treinamento no uso de material móvel na cidade do Rio de Janeiro. No processo, abri umas quinze novas vias, que juntas com um número semelhante de novas escaladas feitas por Pedro Bugim e amigos, especialmente no Pico do Perigoso, aumentaram consideravelmente o leque de opções na região.

Lembro, ainda, que há diversas outras vias nas Paredes do Canto, Paredes de Baixo, Canyon dos Orixás e Ponta do Picão que são inteiramente em móvel, inclusive suas paradas de topo. Portanto, Barra de Guaratiba e adjacências voltou a ser um local com grande número de opções, em variados níveis de dificuldade, para aqueles que gostam de escaladas com material móvel, ou para treinamento básico e avançado com este tipo de equipamento de segurança.

Agradeço muito ao Rodolfo Campos pela diagramação do arquivo complementar, que muito valorizou a sua apresentação; ao Pedro Bugim, pelas valiosas informações sobre suas vias no Pico do Perigoso; e à FEMERJ, pela disponibilização de um espaço privilegiado para divulgar estas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.