segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Invasão ao Morro do Tucum (Costão de Itacoatiara)

Por Leandro do Carmo

Invasão ao Costão de Itacoatiara

Local: Itacoatiara
Data: 16/09/2012



Dia perfeito: sol, nenhuma nuvem no céu. Praia com água transparente! Itacoatiara nos seus melhores dias. Há tempo que queria por esta idéia em prática: uma invasão de escalada no ponto que considero um dos melhores do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Serra da Tiririca. O local escolhido foi o Costão, pois possui a maior quantidade de vias.

Divulguei na lista da Companhia da Escalada e logo lista foi crescendo. Convidei, também, a galera do Clube Niteroiense de Montanhismo e a lista já tinha mais de 30 pessoas...

Nem a chuva de quinta-feira, foi capaz de desanimar a pessoal. Consegui contato com o jornal O Fluminense, que marcou presença na cobertura do evento.

Marcamos às oito horas no gramado em frente ao Costão. Cheguei cedo e já tinha gente esperando. Aos poucos a galera foi chegando. Começou a encher... Tinha gente que não acabava mais. Enquanto o pessoal organizava as cordadas, tive que dar uma entrevista ao jornal, para falar um pouco sobre o evento e o nosso esporte.

Aos poucos as cordadas foram formadas e o pessoal começou a subir. Do Clube Niteroiense de Montanhismo foram três cordadas: uma cordada de três foi na Paredão Itacoatiara, guiada pelo Ary; outra cordada de três foi para a Alan Marra, guiada pelo Leandro Pestana; e  mais cinco pessoas, fizeram um treinamento na horizontal da Entre 4 Paredes, guiada pela Eny.

Na Face Oeste do Costão, foi concentrada a maior parte dos escaladores. Ao total, foram 18. A vista da praia deve ter sido fantástica. Não lembro de ter visto tanta gente escalando o Costão ao mesmo tempo. Com certeza via ficar na história.

Para darmos oportunidade à todos, escalaria a via que sobrasse ou que tivesse menos gente fiquei, então com a Luiz Arnaud. Entrei participando na cordada do Guilherme e aproveitei para ir fotografando. É a via mais tranquila dessa face. Fomos em três cordadas. Subimos o costão e começamos a escalada.

O Emersom, já estava rapelando, ele bateria as fotos lá de cima. Foi descendo até o crux da via, onde se posicionou para dar alguns cliks. O sol apareceu sem piedade. Mas subimos sem problemas.

Fomos os primeiros a chegar ao cume. De lá, fotografei as outras cordadas da Luiz Arnaud. O tempo foi passando e não aparecia ninguém que vinha da Paredão Itacoatiara e Uma Mão Lava a Outra. Resolvi descer um pouco, para ver se via alguém. Parei no platô onde tem o último grampo da Via uma Mão Lava a Outra. De lá já via todas as cordadas. A cordada do Ary estava mais adiantada, ele já tinha começado a última enfiada. A cordada do Sandro estava chegando ao segundo ponto onde as vias se cruzam, na diagonal para a direita.

Vi que a cordada do Vítor Pimenta estava com uma corda só, ele veio subindo e faltou pouco para chegar ao grampo. Pensou em desescalar, mas dei a idéia de descer minha corda e ele usar as duas, assim ganharia mais tempo. E assim eles fizeram. Subi e esperei o Ary chegar. Quando o Sandro chegou, resolvemos descer e esperá-los lá na praia.

Quando chegamos no quiosque, a última cordada estava chegando ao cume. Missão cumprida!!!! Foi um sucesso!!! Todo mundo se amarrou na escalada, no visual, na praia, etc... O gostinho de quero mais ficou no ar... Qual será a próxima????

Estatísticas da invasão:

26 escaladores, distribuídos em 5 vias e 10 cordadas
Acompanhantes???? Perdi as contas
Nenhum incidente

Agradecimentos:

Primeiro agradecer ao Emerson que rapelou do cume só para fotografar, ao jornal “O Fluminense”, único que se propôs a cobrir o evento, aos guias, aos participantes, aos caminhantes, aos acompanhantes, ao Clube Niteroiense de Montanhismo, enfim... todos!!!!!

Nem quis citar os nomes para não correr o risco de esquecer de alguém!!!

Obrigado a todos!!!


Clique nas fotos para ampliar.

Jornal "O Fluminense"
Galera subindo o Costão
 


Suzana no Costão

Vista da Praia de Itacoatiara

Mais subida

Ary na Paredão Itacoatiara

Base da via Luiz Arnaud

Mardem guiando

Guilherme guiando


Na primeira parada

Segunda cordada na 1ª parada




Mardem guiando



Dia abençoado

Escalando...

Vista sensacional

O grande fotógrafo Emerson

Maurício escalando


Bruno no fim da diagonal

Mais visual

Parte da galera no cume

Aguentaram um sol quente!


Preparando para descer

Itacoatiara

Bruno chegando

Suzana chegando

Mais uma da Suzana


Ary, Andréia e Luiz na Paredão Itacoatiara

Ary guiando

Vitor Pimenta, Sandro, Paulo e o outro participante

Vitor na última enfiada da Uma Mão Lava a Outra



Luiz, Andrea e Ary mais embaixo

Mais visual

Outra parte da galera

Apreciando o Mourão

Mourão e um pedaço de Itaipuaçu

Agulha Guarischi

A cordada da Eny

Hora do descanso




5 comentários:

  1. Um grande evento, mostrando a união dos escaladores do Estado do Rio de Janeiro, e toda a mistura do CNM, Companhia da Escalada e PitBull Aventura. Foi muito bom fazer novas amizades e trocar experiências com ótimos montanhistas. Até o próximo evento! Grande abraço! Guilherme Belem.

    ResponderExcluir
  2. De fato, um grande evento. O lugar, Costão de Itacoatiara, é deslumbrante por tamanha beleza, com direito a vista das praias de Niterói e Rio de Janeiro. Espetáculo! O dia contribuiu muito também. Agora, o melhor de tudo foi escalar sendo insentivado o tempo todo por outros escaladores que também curtiam isso tudo. Dessa forma, tudo se tornou mais prazeroso e "fácil". Parabéns ao organizador Leandro do Carmo, que já sonhava com este evento quando ainda fazíamos o curso de escalada.Bjsss Suzana Pastuk

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Leandro, dessa vez não deu para eu participar, mas fica minha alegria e motivação para as próximas cordadas, só em ver os amigos escalando. Parabéns pelas ótimas imagens (aliás, que visual é nossa Itacoatiara) e pelo incentivo ao esporte. Abraço forte.
    Igor Holzer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquilo Igor, teremos outras!!!! Itacoatiara, sem dúvida uma das mais belas praias do Rio.

      Excluir
  4. Fala Leandro, quero acompanhar essa segunda invasão, OK ?
    Sou participante com equipamento completo, me encaixa aí na Luiz Arnauld !!!!

    Coelho Rala-Bota.

    ResponderExcluir

Comente aqui.