quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Consulta pública para ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca

Mais uma conquista. A sua presença será muito importante!!!
 
 
AMPLIAÇÃO DO PARQUE DA SERRA DA TIRIRICA É TEMA DE CONSULTA PÚBLICA
 

Foto: Leandro do Carmo

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fará no próximo dia 30, às 19h, no Colégio Itapuca (Avenida Ernani de Faria Alves, 124 – Piratininga), em Niterói, consulta pública sobre a proposta de ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). Situado no limite entre Niterói e Maricá, a unidade será ampliada dos atuais 2.260 hectares para 3.520 hectares, incorporando cerca de 90% da Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro, além das Ilhas do Pai, da Mãe e da Menina.

A ampliação do parque vai proporcionar maior proteção à biodiversidade da região. As áreas da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, situada a oeste do Peset, possuem relevo montanhoso, abrangendo os morros do Cantagalo e do Jacaré e as serras Grande e do Malheiro, com altitudes médias acima de 250 metros e ponto culminante na Pedra do Cantagalo (407 m). A incorporação vai resultar na adequação da área ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que não mais prevê a Reserva Ecológica entre as categorias de áreas protegidas.

As ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, além de grande beleza cênica, são importante refúgio para as aves marinhas. As áreas rochosas submersas não serão incorporadas ao parque, o que garante a continuidade da sua utilização pela comunidade pesqueira de Itaipu.

A ampliação do Peset será fundamental para a preservação de um importante patrimônio natural, protegendo nascentes, encostas e uma importante biodiversidade, que prestam diversos serviços ambientais à região. Além disso, essa medida poderá incrementar o ICMS ecológico recebido pelo município, e agregará valor à Região Oceânica de Niterói, favorecendo a economia e o turismo local.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Inea, pelo telefone (21) 2334-6207, ou com a administração do Parque Estadual Serra da Tiririca, pelo telefone (21) 2638-4411, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1861

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.