quarta-feira, 20 de junho de 2012

Criação do Parque Estadual da Pedra Selada

Mais uma notícia encaminhada à lista de discussão da FEMERJ(femerj@yahoogrupo.com.br), falando sobre a criação de mais um parque estadual, o da PEDRA SELADA.

Por André Ilha.
Reproduzido na íntegra.
"Caros e caras,

É com grande satisfação que informo que foi publicado hoje no Diário Oficial o decreto criando o Parque Estadual da Pedra Selada, com pouco mais de 8.000 hectares, na Serra da Mantiqueira, mais precisamente no município de Resende, com uma lasquinha em Itatiaia.

O novo parque forma um corredor ecológico com o PNI e quatro RPPNs, e é a primeira unidade de conservação estadual do RJ na Mantiqueira. Ele abriga uma vasta extensão de floresta estacional em ótimo estado de conservação, um pouco de campos de altitute, e tem em seu centro, claro, o belíssimo conjunto da Pedra Selada, destino consolidade de caminhadas e escaladas em rocha. O parque foi pedido siimultaneamente por ambientalistas e pelo setor turístico daquela região, que assim reforça a nossa proposta de aproximação entre meio ambiente e turismo, de forma a tornar nossos parques mais conhecidos, valorizados e defendidos.

A pedido da prefeitura de Resende foi incluída, no parque, uma área pública no chamado "Lote 10", de Visconde de Mauá, para deter o avanço das ocupações irregulares ali.

Com isso, passamos de 200.000 hectares incluídos em unidades de conservação de proteção integral - parques, reservas biológicas e estações ecológicas - um aumento de cerca de 72% em relação à área protegidas por tais unidades no início deste governo, o que é um índice fantástico sob qualquer ponto de vista.

Aproveito a oportunidade para informar que nos últimos 30 dias começaram as obras de construção do complexo da sede (sede, centro de visitantes, alojamentos de guarda-parques e de pesquisadores e residência funcional do chefe da unidade) da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana; e de reforma e ampliação das sedes do Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão, e da Reserva Biológica da Paraia do Sul, na Praia do Aventureiro, ambas na Ilha Grande. Quando estiverem prontas, convidaremos todos a conhecê-las.

Abraços,

André"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.